Chamada de Trabalhos |Cultura Visual e Mudança Social (N.º 8) | Encerrada

2021-09-21

As imagens desempenham um papel fundamental em momentos de convulsões sociais, políticas e culturais. Enquanto formas de ação, de expressão política e identitária, as artes visuais podem contribuir para libertar formas de ser e reformular visões do mundo. Podem ser usadas para transformar comunidades e sociedades.

Esta secção temática da Vista propõe-se a compreender as artes no seu sentido mais lato, olhando as manifestações artísticas que procuram criticar pressupostos, desafiar o status quo, reformular mentalidades e contribuir para a melhoria dos sistemas sociais.

Convidamos a comunidade académica a submeter propostas que integrem diálogos críticos sobre artes visuais e o público; sobre o funcionamento das artes na sua intersecção com a criatividade e a justiça, a imaginação e a metamorfose. Dá-se especial acolhimento a propostas de artigos que resultem de trabalhos de investigação científica e que versem sobre os seguintes temas: culturas, artes visuais e direitos humanos; artes visuais como ativismo; cultura visual, comunidade, resistência e libertação; artistas como agentes de mudança social; artes visuais e educação.

DATAS IMPORTANTES

Data-limite de submissão: 30 de outubro de 2021
Notificação das decisões de aceitação: 20 de novembro de 2021
Data limite para envio da versão final traduzida: 6 de dezembro de 2021
Data de publicação da revista: dezembro de 2021

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em Português ou Inglês. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo para Português ou Inglês, respetivamente, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

Vista é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões de revisão por pares, operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será enviado a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista (https://revistavista.pt/). Se está a aceder à Vista pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: vista@ics.uminho.pt