Chamada de Trabalhos | Media Arts: Convergência de Esferas Artísticas na Era do Digital (N.º 14) | De 4 de março a 21 de junho de 2024

2024-02-16

Editores Temáticos: Daniel Brandão (Universidade do Minho, Portugal), João Martinho Moura (Universidade do Minho, Portugal/Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Portugal) e Christa Sommerer (University of Arts Linz, Áustria)

As media arts têm vindo a incorporar, na prática artística, tecnologias de ponta como a realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial. A colaboração entre artistas e tecnólogos tem vindo a promover abordagens cada vez mais inovadoras no envolvimento do público. São exploradas experiências imersivas, instalações interativas e narrativas digitais, questionando os limites tanto da forma como do conteúdo e alimentando um estado da arte cada vez mais dinâmico.

Neste volume temático, pretendemos iluminar o cenário de evolução da investigação e da prática interdisciplinar das media arts, à medida que estas se entrelaçam com os domínios em constante expansão dos média digitais. Convidamos à apresentação de propostas de artigos, recensões, entrevistas e projetos visuais (em formato de texto completo) que contribuam para uma exploração das fronteiras artísticas propostas pelas media arts no contexto da sociedade digital contemporânea. Procuramos trabalhos que proponham um mergulho nas interseções da arte com a tecnologia, e uma compreensão sobre como a evolução tecnológica nos média digitais tem vindo a afetar a prática criativa e artística, desafiando a expressão e a perceção estética, mas também a ética do próprio processo de criação.

É objetivo desta publicação aproximar o debate teórico da exploração prática, oferecendo uma plataforma para que académicos e profissionais partilhem ideias, metodologias e estudos de caso. Colaborações interdisciplinares serão encorajadas, bem como contributos para o aprofundamento das considerações éticas sobre a utilização de tecnologias avançadas na arte, o impacto das media arts no discurso social e o potencial para promover a inclusão e a diversidade no espaço artístico digital. Convidamos também a submissão de reflexões sobre o papel das media arts na resposta e na formação das perceções sociais, numa era marcada por rápidos avanços tecnológicos.

Neste âmbito, propomos alguns tópicos para reflexão:

  • tecnologias imersivas e o impacto da realidade virtual e da realidade aumentada nas experiências artísticas e nas estruturas narrativas;
  • considerações éticas sobre o uso da inteligência artificial na criação e experiência de media arts;
  • interação e participação nas narrativas artísticas digitais;
  • contributos das media arts para o ativismo social e político, e o impacto no discurso público;
  • inclusão e diversidade na criação e receção das media arts;
  • colaborações interdisciplinares entre artistas, cientistas e tecnólogos;
  • impacto ambiental e sustentabilidade das tecnologias digitais nas media arts;
  • estética do pós-digital e as fronteiras entre o físico e o virtual na expressão artística contemporânea.

DATAS IMPORTANTES

Submissão (texto completo): de 4 de março a 21 de junho de 2024

Publicação do número: edição contínua (julho a dezembro de 2024)

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

A Vista é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões de revisão por pares, operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será enviado a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista (https://revistavista.pt/). Se está a aceder à Vista pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

O guia para os autores pode ser consultado aqui.

Para mais informações, contactar: vista@ics.uminho.pt