Chamada de Trabalhos | Moda e Múltiplos Olhares (N.º 15) | De 25 de outubro de 2024 a 15 de janeiro de 2025

2024-10-25

Editores Temáticos: Francisco Mesquita (Universidade Fernando Pessoa, Portugal/Universidade do Minho, Portugal) e Lilyan Berlim (Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil)

A moda é um dos fenómenos mais ricos, envolventes e complexos das sociedades, o que lhe confere um estatuto de larga amplitude em múltiplos domínios. Domínios esses que entrelaçam o papel do indivíduo no social, com todos os efeitos daí decorrentes.

Espelho do que somos e, em certa medida, do que fomos, a moda tem marcado indelevelmente o tempo, fixando o Zeitgeist de cada momento histórico.

Enquanto expressão visível do eu, traduz um “sou assim”, a dimensão visual da personalidade. Somos o único animal que muda de pele todos os dias, com todas as implicações que daí advêm, em termos sociais, económicos, tecnológicos e culturais. Nela, e com ela, se projeta o futuro, o momento que se vive, a experimentação de posturas, estéticas e materiais, os sonhos e fantasias. Decorrente do seu estatuto multidisciplinar, a moda dialoga com um sem número de manifestações, que a configuram a cada momento.

Pretende-se com este número temático abrir um espaço que possa contemplar a abordagem da moda, tendo em consideração a sua pluralidade e relações de intersecção que estabelece com outras áreas. Os múltiplos olhares que associamos a esta chamada de trabalhos subentendem essa capacidade de podermos explorar caminhos que possam fixar novas abordagens.

Por conseguinte, é objetivo desta publicação congregar a pluralidade de olhares da moda. Pretende-se, desta forma, que para além das áreas ditas convencionais da moda, possamos também enquadrar cruzamentos, numa perspetiva multidisciplinar, que sejam capazes de novas roupagens, materializadas em artigos, recensões e entrevistas.

Neste seguimento propomos os seguintes tópicos para reflexão:

  • moda e sustentabilidade, que mundo em construção;
  • moda e comunicação (marketing, design e publicidade);
  • linguagem e sinais da moda;
  • moda, multi, inter ou transdisciplinaridade;
  • tecnologias digitais (inteligência artificial, 3D, realidade aumentada e realidade virtual) na reconfiguração da moda;
  • moda e múltiplos olhares.

DATAS IMPORTANTES

Submissão (texto completo): de 25 de outubro de 2024 a 15 de janeiro de 2025

Publicação do número: edição contínua (janeiro a junho de 2025)

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.

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