Chamada de Trabalhos | Moda e Múltiplos Olhares (N.º 15) | De 25 de outubro de 2024 a 15 de janeiro de 2025
Editores Temáticos: Francisco Mesquita (Universidade Fernando Pessoa, Portugal/Universidade do Minho, Portugal) e Lilyan Berlim (Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil)
A moda é um dos fenómenos mais ricos, envolventes e complexos das sociedades, o que lhe confere um estatuto de larga amplitude em múltiplos domínios. Domínios esses que entrelaçam o papel do indivíduo no social, com todos os efeitos daí decorrentes.
Espelho do que somos e, em certa medida, do que fomos, a moda tem marcado indelevelmente o tempo, fixando o Zeitgeist de cada momento histórico.
Enquanto expressão visível do eu, traduz um “sou assim”, a dimensão visual da personalidade. Somos o único animal que muda de pele todos os dias, com todas as implicações que daí advêm, em termos sociais, económicos, tecnológicos e culturais. Nela, e com ela, se projeta o futuro, o momento que se vive, a experimentação de posturas, estéticas e materiais, os sonhos e fantasias. Decorrente do seu estatuto multidisciplinar, a moda dialoga com um sem número de manifestações, que a configuram a cada momento.
Pretende-se com este número temático abrir um espaço que possa contemplar a abordagem da moda, tendo em consideração a sua pluralidade e relações de intersecção que estabelece com outras áreas. Os múltiplos olhares que associamos a esta chamada de trabalhos subentendem essa capacidade de podermos explorar caminhos que possam fixar novas abordagens.
Por conseguinte, é objetivo desta publicação congregar a pluralidade de olhares da moda. Pretende-se, desta forma, que para além das áreas ditas convencionais da moda, possamos também enquadrar cruzamentos, numa perspetiva multidisciplinar, que sejam capazes de novas roupagens, materializadas em artigos, recensões e entrevistas.
Neste seguimento propomos os seguintes tópicos para reflexão:
- moda e sustentabilidade, que mundo em construção;
- moda e comunicação (marketing, design e publicidade);
- linguagem e sinais da moda;
- moda, multi, inter ou transdisciplinaridade;
- tecnologias digitais (inteligência artificial, 3D, realidade aumentada e realidade virtual) na reconfiguração da moda;
- moda e múltiplos olhares.
DATAS IMPORTANTES
Submissão (texto completo): de 25 de outubro de 2024 a 15 de janeiro de 2025
Publicação do número: edição contínua (janeiro a junho de 2025)
LÍNGUA
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