Chamada de Trabalhos | Retrato Fotográfico: Convergências, Divergências, Reflexões e Pensamentos (Nº 16) | De 31 de janeiro a 2 de maio de 2025

2025-01-22

Editores Temáticos: Helena Pires (Universidade do Minho, Portugal), Eduardo Camilo (Universidade da Beira Interior, Portugal) e Florin Grigoraş (Universitatea Națională de Arte „George Enescu”, Roménia)

A chamada de trabalhos “Retrato Fotográfico: Convergências, Divergências, Reflexões e Pensamentos” pretende reunir trabalhos que explorem o tema multifacetado do retrato fotográfico. Convidamos à apresentação de propostas de um vasto leque de domínios, incluindo, mas não se limitando a, história da fotografia, filosofia da arte e da fotografia, cultura visual e estudos fotográficos, análise do discurso visual e da fotografia, semiótica da fotografia, tecnologias fotográficas, etnografia e antropologia visual, sociologia da fotografia e da comunicação visual, tecnologias de produção de imagens fotográficas e retórica da imagem (fotográfica).

As linhas temáticas incluem: (a) teorias e questões filosóficas do retrato fotográfico — por exemplo, o conceito de qualidades fotogénicas; (b) a arte do retrato fotográfico — referências, influências, correntes estéticas; (c) usos e efeitos do retrato fotográfico; (d) tecnologias de produção do retrato fotográfico — fotografia analógica, digital e de smartphone; (e) práticas do retrato fotográfico — incluindo o retrato de estúdio, o retrato de família e de férias, o instantâneo fotográfico, o autorretrato; (f) psicologia cognitiva e teorias da perceção — explorar a forma como os espetadores percecionam e interpretam os retratos fotográficos; (g) estudos de género e queer — examinar o papel do retrato fotográfico na construção e desconstrução de identidades de género; (h) estudos pós-coloniais — explorar a interseção entre retratos fotográficos e questões de identidade, poder e representação em contextos pós-coloniais; (i) estudos dos média — análise do papel dos retratos fotográficos nos média digitais e nas plataformas online; (j) estudos da memória — compreensão do significado dos retratos fotográficos na memória pessoal e coletiva; (k) ética e teorias da representação — discussão de considerações éticas na criação e exibição de retratos fotográficos; (l) humanidades digitais — estudo do modo como as ferramentas e métodos computacionais podem analisar retratos fotográficos; (m) estudos de marketing e publicidade — analisar a utilização de retratos fotográficos na criação de marcas e identidades; (n) estudos jurídicos — abordar questões de direitos de autor, privacidade e propriedade intelectual no retrato fotográfico; (o) teorias raciais críticas — explorar a forma como os retratos fotográficos se relacionam e representam identidades raciais e estruturas de poder; (p) portfólios — apresentação de experiências e trabalhos fotográficos; e (q) outros ângulos de análise — desde que restritos a este objeto de estudo: o retrato fotográfico.

À luz do exposto, propomos os seguintes tópicos para reflexão:

  • Até que ponto o retrato fotográfico pode ser considerado um género com singularidade distinta do retrato pictórico?
  • Que características específicas apresentam os retratos fotográficos na contemporaneidade? Que alterações sofreram os retratos fotográficos ao serem produzidos por tecnologias de captação diretamente ligadas às redes sociais (smartphones)? 
  • Que princípios fundadores podem ser identificados nos retratos fotográficos? Existirá uma "estética" fundamentada na sua ligação pictórica primordial (Oscar Rejlander, Lady Awerden, Nadar)? Uma base comercial, decorrente da "industrialização fotográfica" evidente no retrato de estúdio e na histórica carte de visite (Disderi)? Uma função ritualista de celebração e recordação, semelhante aos retratos dos álbuns de fotografias? Um fundamento social ligado a práticas de identidade, identificação e conformidade social? Ou ainda um fundamento autobiográfico refletido nas práticas quotidianas de representação subjetiva e publicação nas redes sociais (selfies)?
  • O que se pode inferir sobre o estatuto do retrato fotográfico na sociedade de consumo, do lazer e das viagens (férias)?
  • É possível identificar fotógrafos cuja produção de retratos seja (ainda) original, crítica e reflexiva, como os trabalhos de artistas como Ralph Eugene Martyard ou Cindy Sherman?

Período de submissão de propostas (textos integrais): de 31 de janeiro a 2 de maio de 2025

Período de publicação: edição contínua (julho a dezembro de 2025)

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em inglês ou português. Os artigos selecionados para publicação serão traduzidos para português ou inglês, respetivamente, devendo ser publicados integralmente nos dois idiomas.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

Vista é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões de revisão por pares, operando num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será enviado a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da revista.

Os originais deverão ser submetidos através do website da revista (https://revistavista.pt/). Se está a aceder à Vista pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo (indicações para se registar aqui).

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