Cultura visual, digital e mediática: Imagens entre gerações

Autores

  • Ana Pérez Escoda Facultad de Comunicación, Universidad Antonio Nebrija, Espanha
  • Maria José Brites Centre for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies (CICANT), Universidade Lusófona, Portugal
  • Inês Amaral Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3012

Resumo

O contexto social marcado pela cultura de convergência mediática, em conjunto com a proliferação dos dispositivos digitais ligados à internet e a sua penetração junto da população conferiram relevância, mais do que nunca, à cultura mediática e visual. Meios digitais e imagens conduziram aos estudos das práticas de consumidores e produtores de imagens, de acordo com os aspetos sociais e os contextos culturais inerentes, dando lugar a um novo ecossistema cultural (Buckingham, 2003; Koltay, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, I. & Brites, M.J. (2019). Trends on the digital uses and generations. Proceedings of INTED2019 Conference 11th-13th March 2019. DOI: 10.21125/inted.2019.1272

Bolin, G., & Skogerbø, E. (2013). Age, generation and the media. Northern Lights: Film & Media Studies Yearbook, 11(1), 3-14.

Buckingham, D. (2003). Media education: Literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press.

Buckingham, D. (2008). Youth, Identity, and Digital Media. Digital Media (pp. 143–164). Cambridge, MA: MIT Press.

Jenkins, H. (2014). Rethinking Convergence Culture. Cultural Studies, vol. 28(2), 267- 297. DOI: 10.1080/09502386.2013.801579

Koltay, T. (2011). The media and the literacies: media literacy, information literacy, digital literacy. Media, Culture & Society, 33(2), 211–221. https://doi.org/10.1177/0163443710393382

McDougall, J., Readman, M., & Wilkinson, P. (2018). The uses of (digital) literacy. Learning, Media and Technology, 43(3). https://doi.org/10.1080/17439884.2018.1462206

Pérez Escoda, A. (2017). Alfabetización mediática, TIC y competencias digitales. Barcelona: UOC.

Ponte, C. (2013). Generational Use of New Media. European Journal of Communication, 28(3), 338–342. https://doi.org/10.1177/0267323113476990d

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Pérez Escoda, A., Brites, M. J., & Amaral, I. (2019). Cultura visual, digital e mediática: Imagens entre gerações. Vista, (4), 7–11. https://doi.org/10.21814/vista.3012