A Atuação da Televisão Pública em Plataformas de Streaming: Uma Cartografia da TV Brasil e da TV Cultura no YouTube

Autores

  • Elton Bruno Barbosa Pinheiro Programa de Pós-graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1465-1288
  • Paloma Ferreira Martins Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Laboratório de Áudio, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7038-8464

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.4446

Palavras-chave:

televisão pública, plataformizacão, YouTube, TV Brasil, TV Cultura

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma reflexão analítica sobre a atuação de emissoras públicas de televisão brasileiras no ambiente mediático sociodigital de uma plataforma de streaming, nomeadamente, o YouTube, à luz dos princípios da radiodifusão pública preconizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Bucci et al., 2012; Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2001). Como eixo de articulação metodológica, o estudo adota também a abordagem cartográfica aplicada à pesquisa em comunicação (Kastrup, 2007; Rosário & Coca, 2018) e a perspectiva do estudo de casos múltiplos (Yin, 1994/2015) ao mapear a presença de duas emissoras públicas brasileiras, a TV Brasil e a TV Cultura, no YouTube. Sem desconsiderar o complexo momento político brasileiro, que impacta o Serviço de Radiodifusão Pública do país, especialmente por ocasionar a extinção do Conselho Curador (órgão de natureza consultiva e deliberativa) e, portanto, promover a exclusão da participação da sociedade na gestão da Empresa Brasil de Comunicação, a análise revela um momento específico do processo de plataformização (Poell et al., 2019) da televisão pública no Brasil, no qual é possível: verificar adequações e inadequações das emissoras estudadas ao ambiente da plataforma digital; registrar como as mudanças tecnológicas seguem a afetar a televisão enquanto meio e linguagem; e sublinhar alguns efeitos da comunicação via plataformas na sociedade.

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Biografias Autor

Elton Bruno Barbosa Pinheiro, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Departamento de Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Elton Bruno Pinheiro é professor e pesquisador permanente no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. É investigador visitante no Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. É Pesquisador-líder do grupo de pesquisa Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Universidade de Brasília) e pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação – LaPCom (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Universidade de Brasília).

Paloma Ferreira Martins, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Laboratório de Áudio, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Paloma Ferreira Martins é bacharela em comunicação social — audiovisual, pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Integra o grupo de pesquisa Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Universidade de Brasília).

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Barbosa Pinheiro, E. B., & Ferreira Martins, P. (2023). A Atuação da Televisão Pública em Plataformas de Streaming: Uma Cartografia da TV Brasil e da TV Cultura no YouTube. Vista, (11), e023008. https://doi.org/10.21814/vista.4446

Edição

Secção

Artigos Temáticos