Foto-Retrato, Foto-Pintura: Identidades do Cariri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.6518

Palavras-chave:

memória, retrato, foto-pintura, fabulação, ensaio visual

Resumo

Este é um ensaio visual analógico em filme 120mm de retratos de mestres da cultura popular no Cariri. Para ele, foram registrados: o Mestre Chico Alagoano (de fotografia lambe-lambe); o Mestre Nena, bacamarteiro; o Mestre Antônio Matheus do Reisado dos Irmãos; a Dona Maria, antiga parteira do Horto. As mesmas fotografias foram refeitas artesanalmente em forma de foto-pintura, com impressão em papel fotográfico com sais de prata, pintura a pastel e pigmentos líquidos, por dois foto-pintores, os últimos do Ceará: Mestre Júlio e Mestre Mirialdo. Nesse processo de entendimento do trabalho de retrato no interior do Ceará, com a presença de dois foto-pintores diferentes, é possível estabelecer a pluralidade do ofício na região. O registro desse processo visa não somente demonstrar a técnica, como desconstruir um imaginário de “fazedores de boneco”, que se disseminou sobre a foto-pintura nordestina. Mestre Júlio e Mestre Mirialdo, ao pintarem as mesmas fotografias dos mestres da cultura popular, desenvolvem técnicas diferentes, possibilitando, de forma rara nos dias atuais, uma análise comparada desse tipo de trabalho. É possível notar o refinamento do trabalho dos dois, em uma forma de produção complexa que é a foto-pintura, onde se pinta todo o retrato a partir de impressões a preto e branco do rosto do cliente. O presente ensaio pretende chamar a atenção de quem vê essas imagens de forma a se interessar mais pelo assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Tiago Pedro Pereira, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Tiago Pedro Pereira é dourando em comunicação na Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). É mestre pela mesma instituição. Ele se graduou em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (Brasil). Fez uma pós-graduação em Cinema na Escola de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños (Cuba) — na especialidade de Documentário.

Referências

Barthes, R. (1984). A câmera clara: Nota sobre a fotografia (J. C. Guimarães, Trad.). Nova Fronteira. (Trabalho original publicado em 1980)

Benjamin, W. (1994). Teses sobre o conceito de história. Brasiliense. (Trabalho original publicado em 1940)

Publicado

2025-10-03

Como Citar

Pereira, T. P. (2025). Foto-Retrato, Foto-Pintura: Identidades do Cariri. Vista - Revista De Cultura Visual, (16), e025017. https://doi.org/10.21814/vista.6518