Uma Introdução — Moda e Múltiplos Olhares

Autores

  • Francisco Mesquita Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7868-7805
  • Lilyan Berlim Departamento de Design, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2360-3889

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.6628

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Biografias Autor

Francisco Mesquita, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Francisco Mesquita é pós-doutor pela Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil); doutor e mestre pela Universidade do Minho (Guimarães, Portugal); licenciado pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). É docente na Universidade Fernando Pessoa nas áreas da publicidade, design, criatividade e inovação. É coordenador da pós-graduação em Marketing, Publicidade e Design para Pequenas e Médias Empresas. Desenvolve trabalho artístico, utilizando pigmentos “inteligentes” (mudança de cor mediante certos impulsos ambientais).

Lilyan Berlim, Departamento de Design, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro, Brasil

Lilyan Guimarães Berlim é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Fluminense, com foco nas transformações do mercado de moda em relação à sustentabilidade. É consultora de sustentabilidade e novos negócios em moda no Sebrae. É membro do comitê científico do Global Fashion Conference. Docente convidada do mestrado da Escola de Negócios da Universidade de Nottingham Trent (Reino Unido). É docente de cursos de graduação e extensão da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Universidade Federal de Juiz de Fora, Istituto Europeo di Design, entre outras. É especialista em mercado de luxo, gestora de cursos relativos ao segmento. Atuou como designer têxtil em marcas do Rio de Janeiro desde 1986.

Referências

Adorno, T. (2005). Dialéctica negativa. La jerga de la autenticidad (A. B. Muñoz, Trad.). Ediciones Akal. (Trabalho original publicado em 1964)

Berlim, L. (2012). Moda e sustentabilidade: Uma reflexão necessária. Editora Estação das Letras e Cores.

Morin, E. (2005). Introdução ao pensamento complexo (E. Lisboa, Trad.). Editora Meridional. (Trabalho original publicado em 1990)

Muller, M., & Mesquita, F. (2018). Admirável moda sustentável, vestindo um mundo novo. Adverte.

Norman, D. (2011). Living with complexity. The MIT Press.

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Mesquita, F., & Berlim, L. (2025). Uma Introdução — Moda e Múltiplos Olhares. Vista - Revista De Cultura Visual, (15), e025010. https://doi.org/10.21814/vista.6628

Edição

Secção

Nota introdutória