Imagem, Cultura Visual e Publicidade: Convergências e Universos Plurais
DOI:
https://doi.org/10.21814/vista.5513Downloads
Referências
Berger, J. (1972). Ways of seeing. Penguin Books.
Caprettini, G. P. (1994). Imagem. In F. Gil (Ed.), Enciclopédia Einaudi. Volume 31 – O signo (pp. 177–199). INCM.
De Certeau, M. (1980). L'invention du quotidien. Tome I: Arts de faire. Gallimard.
Flusser, V. (2012). O universo das imagens técnicas: Elogio da superfície. Annablume; Imprensa da Universidade de Coimbra.
Francastel, P. (2000). Arte e técnica nos séculos XIX e XX (H. D'Ávila & A. de Gusmão, Trads.). Edição Livros do Brasil. (Trabalho original publicado em 1988)
Huisman, D. (1981). A estética (M. L. São Mamede, Trad.). Edições 70. (Trabalho original publicado em 1961)
Jameson, F. (1990). Signatures of the visible. Routledge.
Jhally, S. (1995). Os códigos da publicidade (A. M. Moreira, Trad.). Edições Asa. (Trabalho original publicado em 1987)
Joly, M. (1999). Introdução à análise da imagem (J. E. Rodil, Trad.). Edições 70. (Trabalho original publicado em 1994)
Martins, M. de L. (2011). Crise no castelo da cultura — Das estrelas para os ecrãs. Grácio Editora.
Melot, M. (2017). Uma breve história… da imagem (A. Alves, Trad.). Húmus. (Trabalho original publicado em 2007)
Mesquita, F. (2018). Do paleo-cartaz ao cartaz camaleónico. Adverte.
Mirzoeff, N. (1999). An introduction to visual culture. Routledge.
Mota-Ribeiro, S. (2002). Retratos de mulher: Construções sociais e representações visuais do feminino [Dissertação de mestrado, Universidade do Minho]. RepositóriUM. https://hdl.handle.net/1822/41024
Quintero, A. (1993). História da propaganda (Estúdios Planeta, Trad.). Planeta Editora. (Trabalho original publicado em 1993)
Rampley, M. (2005). Exploring visual culture: Definitions, concepts, contexts. Edinburgh University Press.
Sturken, M., & Cartwright, L. (2001). Introduction. In M. Sturken & L. Cartwright (Eds.), Practices of looking: An introduction to visual culture (pp. 1–9). Oxford University Press.
Thomson, O. (2000). Uma história da propaganda (M. J. Figueiredo, Trad.). Temas e Debates. (Trabalho original publicado em 1999)
Vestergaard, T., & Schroder, K. (1988). A linguagem da propaganda (J. Santos, Trad.). Martins Fontes Editora. (Trabalho original publicado em 1985)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Silvana Mota-Ribeiro, Francisco Mesquita, Paulo Cunha
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.