Imagem digital: a representação imagética das redes digitais através da experiência Google Arts and Culture

Autores

  • Fernando Lopes Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3005

Palavras-chave:

imagem digital, cultura digital, visão híbrida, tecnologia, Google

Resumo

O presente artigo parte de um relato acerca das imbricações entre imagem, cultura e tecnologia em especial seus reflexos na digitalização das imagens, para então traçar uma reflexão sobre o digital como (re)significador da cultura imagética. Busca-se, com este trabalho, ratificar a influência da tecnologia, da memória visual e informacional na construção dos valores culturais contemporâneos. Será apresentada também uma reflexão sobre a aura benjaminiana em uma dinâmica imagética digital. O pano de fundo no qual se desenvolve o presente artigo são as evoluções tecnológicas, que ampliam o imagético, a memória e o imaginário contemporâneos e tornam possíveis as profundas mudanças sociais e culturais vivenciadas pela sociedade ocidental contemporânea. Por fim é traçada uma breve análise sobre a imagem digital como um elemento cultural inovador capaz de produzir uma experiência cultural híbrida através da fusão entre o visual e o virtual-digital.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Lopes, F. (2018). Imagem digital: a representação imagética das redes digitais através da experiência Google Arts and Culture. Vista, (2), 246–263. https://doi.org/10.21814/vista.3005