Espacio rehabilitado y geografía mutante en Ríos y silencios

Autores

  • Natalia Aguilar Vásquez

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3040

Palavras-chave:

Colômbia, pós-conflito, paisagem, fotografia, sonoridade

Resumo

Em 2017, o artista Juan Manuel Echavarría apresentou Ríos y silencios, uma exposição que reu- nia o seu trabalho das últimas duas décadas. Entre as peças, existe uma série de fotografias nas quais Echavarría captura a parede principal, ou o que dela permanece, das escolas rurais destruídas nos Mon-tes de María, Chocó e Caquetá. Estas zonas foram vulneráveis à violência das guerrilhas, aos paramilita-res, e à negligência do governo colombiano. O Museo de Arte Moderno de Bogotá (MAMBO), onde decorreu a exposição, entendeu a obra como um retrato da vitimização da educação e como uma crítica estética às representações da violência na Colômbia. Para além desta interpretação, este ensaio pro-blematiza a fotografia como meio para “reenquadrar” perceções coloniais da paisagem e vê a natureza retratada como um elemento atuante que atribui um novo significado às ruínas das escolas. Este ensaio argumenta que o silêncio é importante para entender como a ausência dos estudantes e professores coabita com a vitalidade da natureza presente nas fotografias, convivência que desestabiliza a condição de ruína e que mostra o potencial de mudança e regeneração de sujeitos não-humanos. Em diálogo com Jean-Luc Nancy, Gilles Deleuze, W.J.T Mitchell, Jane Bennett, e Ana María Ochoa, esta análise questiona as ideias antropocêntricas da paisagem e concentra-se em dois aspetos que tradicionalmente não são considerados no estudo da fotografia: o movimento da imagem (que anuncia a presença do rio) e a sua dimensão sonora (que o silêncio enuncia).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alcántara-Plá, M. (2007). Juan Manuel Echavarría: Corte de florero. Inicios, Humanidades digitales. Recuperado de: https://inicios.es/2007/juan-manuel-echavarria- corte-de-florero/

Bennett, J. (2001). The Enchantment of Modern Life: Attachments, Crossings, and Ethics. Princeton: Princeton University Press.

Bennett, J. (2010). Vibrant Matter, A Political Ecology of Things. Durham: Duke University Press.

Botella, C. (2018, marzo-mayo). Juan Manuel Echavarría, Museo de Arte Moderno de Bogotá-MAMBO. ArtNexus Arte en Colombia, No. 154, 76-78.

Deleuze, G. (1986). Cinema 1, The Movement-Image. (H. Tomlinson y B. Habberjam, trad.). Minneapolis: University of Minnesota Press.

Echavarría, J.M. (2011). Silencio con grieta, Las Palmas, Bolívar, Colombia. [10 de 37. Impresión cromógena sobre dibond, 40 x 60 pulgadas]. Recuperado de https://jmechavarria.com/en/work/silencios/

Echavarría, J.M. (2012) Silencio rojo [impresión cromógena sobre dibond, 40 x 60 pulgadas]. E. Rubiano (2017). Lo siniestro: vestigios de la guerra en cuatro series fotográficas de Juan Manuel Echavarría. H-ART. Revista de historia, teoría y crítica de arte, no.1. Recuperado de http://dx.doi.org/10.25025/hart01.2017.03

Echavarría, J.M. (2012, mayo). Arte y violencias de masa. Entrevista con Juan Manuel Echavarría. (M. De Nanteuil, entrevistador). Centre de recherches interdisciplinaires, Universidad Católica de Lovaina. Recuperado de: https://cdn.uclouvain.be/public/Exports%20reddot/grial/documents/ColPaz_- _Entrevista_Juan-Manuel_ECHAVARRIA.ESP.VDEF.pdf

Echavarría, J.M. (2013). Testigo la esperanza, La Esperanza, Bolívar, Colombia. [9 de 37. Impresión cromógena sobre dibond, 40 x 60 pulgadas]. Recuperado de Echavarría, J.M. (2014). Silencio con mapas políticos, Chengue, Sucre, Colombia. [18 de 37. Impresión cromógena sobre dibond, 40 x 60 pulgadas] Recuperado de https://jmechavarria.com/en/work/silencios/

Echavarría, J.M. (2015). Silencio Bella Vista, Bella Vista, Caquetá, Colombia. [11 de 37. Impresión cromógena sobre dibond, 40 x 60 pulgadas]. Recuperado de https://jmechavarria.com/en/work/silencios/

Fajardo, M (1995). La obra artística de la Real Expedición Botánica del Nuevo Reino de Granada en el Siglo XVII, 1783-1816. Ensayos: Historia y teoría del arte. 1. (pp.104-130) Recuperado de: https://revistas.unal.edu.co/index.php/ensayo/article/view/46328

Fajardo, M. (2000). Manuel Dositeo Carvajal y el nacimiento del paisaje en Colombia. Ensayos: Historia y teoría del arte. 6. (pp.97-115) Recuperado de: http://bdigital.unal.edu.co/45034/1/46825-227289-1-SM.pdf

Mitchell, W.J.T (2002). Imperial Landscape en W.J.T. Mitchell (ed.). Landscape and Power (pp. 5-34), Chicago: The University of Chicago Press.

MAMBO, Museo de Arte Moderno de Bogotá. (2018, enero 10) Ríos y silencios - Juan Manuel Echavarría. [Video]. YouTube. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=S1KFazOaSxM

MAMBO, Museo de Arte Moderno de Bogotá (s.f.). Exposiciones: Ríos y silencios- Juan Manuel Echavarría. Recuperado de: https://www.mambogota.com/exposicion/rios- silencios-juan-manuel-echavarria/

Nancy, J-L. (2005). The Ground of the Image. New York: Fordham University Press.

Ochoa Gautier, A.M. (2014). Aurality: Listening and Knowledge in Nineteenth-Century Colombia. Durham: Duke University Press.

Ochoa Gautier, A.M. (2015) Silence en D.Novak y M. Sakakeeny (ed.). Keywords in Sound. (pp.183-192), Durham: Duke University Press.

Pacheco, J.E. (2013). Miro la tierra. México D.F.: Ediciones Era.

Redacción Judicial (2019, mayo 23). 702 líderes sociales y 135 excombatientes habrían sido asesinados desde firma del Acuerdo. El Espectador, p.1. Recuperado de: https://www.elespectador.com/noticias/judicial/702-lideres-sociales-y-135- excombatientes-habrian-sido-asesinados-desde-firma-del-acuerdo-articulo-862367

Roca, J. (2014). Waterweavers: The River in Contemporary Colombian Visual and Material Culture en José Roca y Alejandro Martín (eds.). Waterweavers, A Chronicle of the Rivers (pp.20-28), New York: Bard Graduate Center Decorative Arts, Design History, Material Culture.

Rubiano, E. (2017). Los siniestro: vestigios de la guerra en cuatro series fotográficas de Juan Manuel Echavarría. H-ART. Revista de historia, teoría y critica de arte, 1. doi: 10.25025/hart01.2017.03

Said, E.W. (2002). Invention, Memory, and Place en W.J.T. Mitchell (ed.). Landscape and Power (pp.241-259), Chicago: The University of Chicago Press.

Toop, D. (2011). Sinister Resonance: The Mediumship of the Listener. New York: Continuum.

Uribe Alarcón, M.V. (2016) Prólogo: Desaparición y evanescencia. El arte contemporáneo y la violencia en M.R. Acosta López (comp.). Resistencias al olvido, memoria y arte en Colombia. Grupo Ley y Violencia (pp.1-21), Bogotá: Ediciones Uniandes.

Zuluaga, P.A (2014, enero). Guerra y pa’, Juan Manuel Echavarría. Revista Arcadia. Recuperado de: https://www.revistaarcadia.com/impresa/especial-arcadia- 100/articulo/guerra-pa-juan-manuel-echavarria/35115

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Aguilar Vásquez N. (2019). Espacio rehabilitado y geografía mutante en Ríos y silencios. Vista, (5), 55–78. https://doi.org/10.21814/vista.3040