A Arte Multifacetada: Dinâmicas Culturais e Políticas da Cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Sabrina Marques Parracho Sant'Anna Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1726-2018
  • Débora da Silva Suzano Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9285-0018
  • Vitória Ferreira Dias Barenco Departamento de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9794-9989
  • Bianca Vidal Durães Departamento de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7114-957X

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3651

Palavras-chave:

arte, política, sociologia da arte, musealização

Resumo

Esta contribuição busca apresentar o breve resumo de uma longa pesquisa baseada nos acontecimentos das últimas décadas na cidade do Rio de Janeiro. Este artigo percorre um trajeto que busca prioritariamente compreender o uso de aparelhos culturais e artísticos como ferramentas para um complexo processo de mudanças e perspectivas na cidade. Mudanças estas impulsionas pelo fato da cidade do Rio ter sediado dois megaeventos, a Copa do Mundo FIFA (2014) e as Olimpíadas (2016), com forte impacto nas áreas centrais e/ou turísticas da cidade. A zona portuária figura como o principal campo desta pesquisa, desde a ideia de área abandonada a centro de um polo cultural, com drásticas mudanças visuais, estruturais e simbólicas, tendo como principais exemplos a construção do Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã. Uma retrospectiva da vida política da cidade assim como suas gestões municipais constroem a ideia de que a instrumentalização da arte e seu uso como ferramenta para “revitalizar” áreas da cidade parte de um projeto antigo que encontrou na vinda dos grandes eventos o momento exato para ser posto em prática. Em contrapartida, pequenos coletivos culturais autônomos surgiram na região durante esse processo, inserindo na discussão novos conceitos e significados para o uso da arte, tornando a discussão em torno da zona portuária e seus agentes ainda mais complexa. Por fim, ao analisarmos o cenário político recente da cidade, foi possível perceber a ofensiva a instituições culturais decorrente de perspectivas políticas conservadoras, o que novamente redefine o uso da arte e da cultura na cidade.

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Biografias Autor

Sabrina Marques Parracho Sant'Anna, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Sabrina Marques Parracho Sant’Anna é doutorada em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2008), docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professora associada II junto ao Departamento de Ciências Sociais, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica — Rio de Janeiro, Brasil.

Débora da Silva Suzano, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Débora da Silva Suzano é mestranda em ciências sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Seropédica — Rio de Janeiro, Brasil.

Vitória Ferreira Dias Barenco, Departamento de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Vitória Ferreira Dias Barenco é graduanda em ciências sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Ciências Socais, Seropédica — Rio de Janeiro, Brasil.

Bianca Vidal Durães, Departamento de Ciências Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Bianca Vidal Durães é graduanda em ciências sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Ciências Socais, Seropédica — Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Sant’Anna, S. M. P., Suzano, D. da S., Barenco, V. F. D., & Durães, B. V. (2021). A Arte Multifacetada: Dinâmicas Culturais e Políticas da Cidade do Rio de Janeiro. Vista, (8), e021015. https://doi.org/10.21814/vista.3651

Edição

Secção

Artigos