Do "Efeito de Colagem" à Comunicação Estratégica no Contexto das Novas Tecnologias: Uma Análise do Museu Virtual da Lusofonia no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.4024

Palavras-chave:

comunicação estratégica, novas tecnologias de comunicação, média sociais, Museu Virtual da Lusofonia, Instagram

Resumo

O fenómeno das novas tecnologias da comunicação trouxe mudanças significativas nas formas de organização e comunicação nas empresas. Neste estudo, apresentamos algumas destas transformações, sendo que uma delas nos chama a atenção: as organizações precisam de (re)estabelecer conexões simbólicas dentro de um ambiente em que não há presença física e em que se reduz a capacidade de criação, troca e manutenção da cultura e da identidade organizacionais. Nesse sentido, as empresas investem cada vez mais em novas práticas nos média sociais, para sobressair num ambiente carregado de imagens, barulhento, em que tudo parece efémero, desarticulado. Diante do contexto de uma sociedade fragmentada, trazemos o estudo de caso da comunicação estratégica do Museu Virtual da Lusofonia durante o seu lançamento no Instagram. Na pesquisa, observa-se que a entrada da organização cultural neste medium social foi fundamentado essencialmente pela compreensão da organização e dos seus propósitos e, ao mesmo tempo, pela coerência e consistência da comunicação estratégica, ancorados por: (a) ações de criação de um padrão visual que reforça a identidade organizacional; (b) uma linha editorial clara para publicação de imagens que valoriza aspetos da organização; e (c) práticas realizadas a partir de recursos interativos da plataforma, levando a um incremento inicial imediato do relacionamento com os públicos reais e potenciais do museu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Tatiane Oliveira, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Tatiane Oliveira é investigadora e bolseira do Museu Virtual da Lusofonia, é estudante do doutoramento em ciências da comunicação, com pesquisa na área da comunicação organizacional e estratégica. É mestre em comunicação e licenciada em comunicação social – jornalismo, com especializações em lato sensu em marketing e comunicação pública.

Teresa Ruão, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Teresa Ruão é professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Foi vice-presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho de 2010 a 2019 e presidente do seu Conselho Pedagógico de 2012 a 2019. Tem uma tese de doutoramento em ciências da comunicação (2008), realizada na Universidade do Minho, e investiga em comunicação organizacional e estratégica. É membro da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, foi membro da direção do seu Grupo de Trabalho de Comunicação Organizacional durante 10 anos e coordenadora do mesmo de 2015 a 2017. É também membro da European Communication Research and Education Association, do International Association for Media and Communication Research, e revisora regular da International Communication Association.

Referências

Andrade, J. G. (2016). Relações públicas e mídia sociais: Os desafios da gestão com os públicos. In M. Túñez López & C. Costa-Sánchez (Eds.), Interação organizacional na sociedade em rede: Os novos caminhos da comunicação na gestão das relações com os públicos (pp. 121–136). Sociedad Latina de Comunicación Social. https://doi.org/10.4185/cac102 DOI: https://doi.org/10.4185/cac102

Argenti, P. A. (2006). How technology has influenced the field of corporate communication. Journal of Business and Technical Communication, 20(3), 357–370. https://doi.org/10.1177%2F1050651906287260 DOI: https://doi.org/10.1177/1050651906287260

Argenti, P. A., & Barnes, C. M. (2009). Digital strategies for powerful corporate communications. The McGraw-Hill Companies.

Argenti, P. A., Howell, R. A., & Beck, K. A. (2005). The strategic communication imperative. MIT Sloan Management Review, 46(3), 61–67. https://sloanreview.mit.edu/article/the-strategic-communication-imperative/

Apocalypse, F. (2021). Por uma nova comunicação interna: Impactos tecnológicos e novas funções. In C. Terra, B. Dreyer & J. Raposo, J. (Eds.), Comunicação organizacional: Práticas, desafios e perspectivas digitais. Editora Summus.

Appel, G., Grewal, L., Hadi, R., & Stephen, A. T. (2020). The future of social media in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, 48(1), 79–95. https://doi.org/10.1007/s11747-019-00695-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s11747-019-00695-1

Aten, K., & Thomas, G. F. (2016). Crowdsourcing strategizing: Communication technology affordances and the communicative constitution of organizational strategy. International Journal of Business Communication, 53(2), 148–180. https://doi.org/10.1177%2F2329488415627269 DOI: https://doi.org/10.1177/2329488415627269

Barichello, E., & Machado, J. (2015). Relações públicas em novas mídias: O papel do monitoramento digital na comunicação das organizações. In G. Gonçalves & F. L. Filho (Eds.), Novos media e novos públicos (pp. 66–82). Livros LabCom.

Boyd, D. M., & Ellison, N. B. (2007). Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), 210–230. https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x

Castells, M. (2002). A era da informação: Economia, sociedade e cultura I. A sociedade em rede (A. Lemos, Trad.). Fundação Calouste Gulbenkian. (Trabalho original publicado em 1996)

Castells, M. (2007). A galáxia da internet: Reflexões sobre internet, negócios e sociedade (R. Espanha, Trad.). Fundação Calouste Gulbenkian. (Trabalho original publicado em 2001)

Cheney, G., Christensen, L. T., Zorn, T., Jr., & Ganesh, S. (2011). Organizational communication in an age of globalization: Issues, reflections, practices. Waveland Press.

Coutinho, C. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Edições Almedina.

Davids, Z., & Brown, I. (2021). The collective storytelling organisational framework for social media use. Telematics and Informatics, 62, Artigo 101636. https://doi.org/10.1016/j.tele.2021.101636 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tele.2021.101636

Dinamize. (2020, 27 de novembro). 9 recursos do Instagram que podem melhorar a experiência do cliente. Blog Dinamize. https://www.dinamize.com.br/blog/recursos-do-instagram/

Eisenberg, E., Goodall, H. L., Jr., Trethwey, A. (2010). Organizational communication: Balancing creativity and constraint. Bedford/St. Martins.

Enke, N., & Borchers, N. S. (2019). Social media influencers in strategic communication: A conceptual framework for strategic social media influencer communication. International Journal of Strategic Communication, 13(4), 261–277. https://doi.org/10.1080/1553118X.2019.1620234 DOI: https://doi.org/10.1080/1553118X.2019.1620234

Falkheimer, J., & Heide, M. (2018). Strategic communication: An introduction. Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315621555

Giddens, A. (1997). Modernidade e identidade pessoal (3.ª ed.; M. V. de Almeida, Trad.). Celta Editora. (Trabalho original publicado em 1991)

Hallahan, K., Holtzhausen, D., van Ruler, B., Verčič, D., & Sriramesh, K. (2007). Defining strategic communication. International Journal of Strategic Communication, 1(1), 3–35. https://doi.org/10.1080/15531180701285244 DOI: https://doi.org/10.1080/15531180701285244

Harris, T., & Nelson, M. (2007). Applied organizational communication: Theory and practice in a global environment (3.ª ed.). Taylor & Francis Group.

Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, 53(1), 59–68. https://doi.org/10.1016/j.bushor.2009.09.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2009.09.003

Kim, B., Hong, S., & Lee, H. (2021). Brand communities on Instagram: Exploring fortune 500 companies’ Instagram communication practices. International Journal of Strategic Communication, 15(3), 177–192. https://doi.org/10.1080/1553118X.2020.1867556 DOI: https://doi.org/10.1080/1553118X.2020.1867556

Kotler, P., Hermawan, K., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital (P. E. Duarte, Trad.). Conjuntura Actual Editora; Edições Almedina. (Trabalho original publicado em 2016)

Martins, M. (2011). Crise no castelo da cultura: Das estrelas para os ecrãs (1.ª ed.). Grácio Editor.

Martins, M. L. (2017). Comunicação da ciência, acesso aberto do conhecimento e repositórios digitais. O futuro das comunidades lusófonas e ibero-americanas de ciências sociais e humanas. In M. L. Martins (Ed.), A internacionalização das comunidades lusófonas e ibero-americanas de ciências sociais e humanas – O caso das ciências da comunicação (pp. 19–59). Húmus https://hdl.handle.net/1822/51039

Martins, M. L. (2018). Portuguese-speaking countries and the challenge of a technological circumnavigation. Comunicação e Sociedade, 34, 87–101. https://doi.org/10.17231/comsoc.34(2018).2937 DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.34(2018).2938

Mesquita, K., Ruão, T., & Andrade, J. G. (2020). Transformações da comunicação organizacional: Novas práticas e desafios nas mídias sociais. In Z. Pinto-Coelho, T. Ruão, & S. Marinho (Eds.), Dinâmicas comunicativas e transformações sociais. Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais (pp. 281–303). CECS. https://hdl.handle.net/1822/68404

Miller, K. (2015). Organizational communication: Approaches and process. Cengage Learning.

Morin, E. (2002). O método 5: A humanidade da humanidade. Sulina.

Musonera, E. (2018). Instagram: A photo sharing application. Journal of the International Academy for Case Studies, 24(4), 1–9. https://www.abacademies.org/articles/instagram-a-photo-sharing-application-7773.html

Museu Virtual da Lusofonia. (s.d.). Apresentação. https://www.museuvirtualdalusofonia.com/o-museu/apresentacao/

O’Kane, P., Hargie, O., & Tourish, D. (2004). Communication without frontiers: The impact of technology upon organizations. In O. Hargie & D. Tourish (Eds.), Key issues in organizational communication (pp. 172–187). Routledge.

Oliveira, T., & Ruão, T. (2022). Média sociais do Museu Virtual da Lusofonia (Versão V2) [Data Set]. Repositório de Dados da Universidade do Minho. https://doi.org/10.34622/datarepositorium/H0RCIC

OmnicoreAgency. (2022, 22 de fevereiro). Instagram by the numbers: Stats, demographics & fun facts. https://www.omnicoreagency.com/instagram-statistics/

Pardes, A. (2017, 27 de setembro). Selfie factories: The rise of the made-for-Instagram museum. Wired. https://www.wired.com/story/selfie-factories-instagram-museum/

Rice, R. E., & Leonardi, P. M. (2014). Information and communication technologies in organizations. In L. Putnam & D. K. Mumby (Eds.), The Sage handbook of organizational communication: Advances in theory, research and methods (pp. 425–448). Sage Publications.

Ruão, T. (2020). A comunicação enquanto estratégica. In J. Félix (Ed.), Comunicação estratégica e integrada (pp. 27–39). Rede Integrada Editora.

Ruão, T., Neves, R., & Zilmar, J. (2017). A comunicação organizacional sob a influência tecnológica: Um paradigma que veio para ficar. In T. Ruão, R. Neves, & J. Zilmar (Eds.), A comunicação organizacional e os desafios tecnológicos: Estudos sobre a influência tecnológica nos processos de comunicação nas organizações (pp. 5–12). CECS. https://hdl.handle.net/1822/54053

Sousa, V., Capoano, E., Costa, P. R., & Pimenta, C. (2022). Uma reflexão sobre pós-colonialidade, decolonização e museus virtuais. O caso do Museu Virtual da Lusofonia. Comunicação, Mídia e Consumo, 19(54), 80–105. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2528 DOI: https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2528

Steyn, B. (2003). From strategy to corporate communication strategy: A conceptualisation. Journal of Communication Management, 8(2), 168–183. https://doi.org/10.1108/13632540410807637 DOI: https://doi.org/10.1108/13632540410807637

van Dijck, J. Poell, T., & De Wall, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780190889760.001.0001

We Are Social. (2022, 26 de janeiro). Digital 2022: Another year of bumper growth. Our Insights. https://wearesocial.com/uk/blog/2022/01/digital-2022-another-year-of-bumper-growth-2/

Weber, P., & Grauer, Y. (2019). The effectiveness of social media storytelling in strategic innovation communication: Narrative form matters. International Journal of Strategic Communication, 13(2), 152–166. https://doi.org/10.1080/1553118X.2019.1589475 DOI: https://doi.org/10.1080/1553118X.2019.1589475

Zerfass, A., Verčič, D., Nothhaft, H., & Werder, K. P. (2018). Strategic communication: Defining the field and its contribution to research and practice. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 487–505. https://doi.org/10.1080/1553118X.2018.1493485 DOI: https://doi.org/10.1080/1553118X.2018.1493485

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Oliveira, T., & Ruão, T. (2022). Do "Efeito de Colagem" à Comunicação Estratégica no Contexto das Novas Tecnologias: Uma Análise do Museu Virtual da Lusofonia no Instagram. Vista, (9), e022006. https://doi.org/10.21814/vista.4024

Edição

Secção

Varia. Artigos