Impressões de um passado incógnito. Dos vestígios da memória pessoal à memória histórica entre o século XIX e o século XX em Portugal

Autores

  • Ana Velhinho Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Inês Marques Cardoso Investigadora independente

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.2996

Palavras-chave:

arquivo, fotografia, genealogia, memória histórica, memória oral, migrações

Resumo

O presente artigo tem como ponto de partida a investigação sobre a árvore genealógica de uma das autoras, impulsionada pelos relatos na primeira pessoa transmitidos por uma tia-avó. Tal transferência rica, embora difusa, de indícios de um passado que remonta ao início do século XX em Portugal, constituiu uma oportunidade para estender a recolha a outros antepassados a partir de variados tipos de arquivo. A esta memória oral, que exterioriza as emoções e factos numa mescla pessoal e afetivamente modelada, justapõem-se os registos materiais, visuais e documentais. Nestes incluem-se objetos nostálgicos, fotografias de família e registos paroquiais de batismos, casamentos e óbitos, provenientes de diversos arquivos distritais. O resgate de memórias dispersas, que até à data permaneceram na penumbra entre gerações, trouxe à tona eventos enigmáticos e significativos em Portugal. Tais como a migração e radicação em meados do século XIX de várias famílias espanholas de Badajoz na Amareleja, ou o terramoto de Benavente de 1909 presenciado pelos bisavós paternos de uma das autoras, documentado pelo fotógrafo Joshua Benoliel, fornecendo uma visão humanista e intimista sobre a catástrofe. Da reconstituição histórica, manifesta na teia de ligações entre fotografias e textos, motivada por imagens mentais que começam a recuperar a sua forma sugerida pelas pistas e achados coletados, esboçam-se narrativas simultâneas alicerçadas em evidências genealógicas, cronológicas e geográficas. Nesta oscilação entre a esfera pessoal e coletiva, alicerçada em metodologias do domínio da História e dos Estudos Visuais, procura-se refletir sobre as possibilidades de tangibilização da memória, as migrações entre diferentes locais e o que permanece de referência emocional do local de origem, como são transferidas entre gerações as memórias pessoais, como reconstituir memórias esparsas e como a partir de memórias pessoais é possível enquadrar uma memória coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barthes, R. (1999). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70.

Bazin, A. (1992). O que é o cinema?. Lisboa: Livros Horizonte.

Belting, H. (2014). Antropologia da Imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM+EAUM.

Berger, J. (1982). Modos de Ver. Lisboa: Edições 70.

Derrida J., Owens, C. (1979). The Parergon. October, Vol. 9. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press. Retirado de http://www.jstor.org/stable/778319.

Didi-Huberman, G. (2012). Imagens Apesar de Tudo. Lisboa: KKYM+EAUM.

Gascón, C. & Rivas (1999). La poblacíon extremena en el tránsito del siglo XIX al XX. Revista de Estudos Extremenos, 55(1). Retirado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=260582

Genette, G. (1987). Seuil. Paris: Ed. Seuil.

Gervereau, L. (2007). Ver, Compreender, Analisar as Imagens. Lisboa: Edições 70.

Gombrich, E. (1986). Arte e Ilusão: um estudo da psicologia e representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes.

Lima, M. (2001). Visual Complexity. Mapping Patterns of Information. Nova Iorque: Princeton Architectural Press.

Mitchell, W. J. T. (1994). Picture Theory. Essays on Verbal and Visual Representation. Chicago, Londres: University of Chicago Press.

Mitchell, W.J.T. (2005). What do Pictures Want? The Lives and Loves of Images. Chicago, Londres: The University of Chicago Press.

Reis, V. (2002). O olho prisioneiro e o desafio do céu: A primeira demonstração perspéctica de Filippo Brunelleschi como invenção e paradigma da perspectiva central. Lisboa: Faculdade de Belas Artes.

Reis, V. (2006). O Rapto do observador: Invenção, Representação e Percepção do Espaço Celestial na Pintura de Tectos em Portugal no Século XVIII. Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa, Portugal.

Ribeiro, M. (1983). Filmes, figuras e factos da História do cinema português 1896-1949. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.

Rose, G. (2016). Visual Methodologies. An Introduction to Researching with Visual Materials. Londres: Sage.

Sontag, S. (2012). Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Quetzal Editores.

Vieira, R. (2009). Do Terramoto de 23 de abril de 1909 à Reconstrução da vila de Benavente - processo de reformulação e expansão urbana. Benavente: Câmara Municipal de Benavente.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Velhinho, A., & Marques Cardoso, I. (2018). Impressões de um passado incógnito. Dos vestígios da memória pessoal à memória histórica entre o século XIX e o século XX em Portugal. Vista, (2), 96–126. https://doi.org/10.21814/vista.2996

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)