Produção mediática em sala de aula – desafio ou oportunidade pedagógica?

Autores

  • Ana F. Oliveira Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3013

Palavras-chave:

produção mediática criativa, hábitos mediáticos, educação para os media

Resumo

Os impactos da revolução digital têm afetado as mais diversas áreas e práticas sociais. Não só as formas como trabalhamos e comunicamos, mas também as formas como aprendemos e ensinamos têm vindo a ser confrontadas com a importância de se modernizarem e de usufruírem do potencial dos meios de comunicação. Principalmente daqueles que se encontram mais acessíveis no quotidiano. A crescente familiaridade com os media e a liberalização do seu acesso poderão, assim, ser compreendidas como oportunidades para a escola gozar das aprendizagens e práticas informais de professores e alunos para tornar o ensino mais próximo e para promover a aquisição e desenvolvimento de novas competências.
Foi adotada uma metodologia de análise mista que contemplou a aplicação de questionários a professores e alunos e a realização de entrevistas com professores. Partindo da análise dos hábitos e práticas criativas com os media de professores e alunos, decorridos no quotidiano e em contexto educativo, procurou-se refletir sobre as condições e predisposições para a introdução dos media em sala de aula, como ferramentas de trabalho que preparam os jovens para participar na sociedade e nas suas comunidades. Os resultados obtidos evidenciam que, apesar da existência de uma correlação positiva entre aqueles que usam os media mais
frequentemente no quotidiano e aqueles que os utilizam mais frequentemente em contexto educativo, os usos nos dois contextos são ainda muito díspares. A par disso, professores e alunos reportam hábitos de criação, produção e participação reduzidos, percebendo-se que estes não são os principais intuitos da utilização dos meios no dia-a-dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvarado, M., Gutch, R. & Wollen, T. (1987). Learning the media. Londres: Macmillan.

Assembleia da República (2005). Segunda alteração à Lei de Bases do Sistema Educativo e primeira alteração à Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior. Diário da República, Série I-A, n.o 166, 5122-5138. Consultado em: https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2005/08/166A00/51225138.pdf.

Assembleia da República (1986). Lei n.o 46/86, de 14 de outubro: Lei de Bases do Sistema Educativo. Diário da República, Série I, n.o 237, 3067 – 3081. Consultado em: https://dre.pt/application/conteudo/222418.

Azevedo, M., Silva, B. & Almeida, L. (2012). Avaliação das competências docentes na utilização das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação. Currículo sem Fronteiras, Vol. 12 No 3, 83-96.

Barbot, B., Besançon, M., & Lubart, T. I. (2015). Creative potential in educational settings: Its nature, measure, and nurture. Education 3- 13, Vol. 43 No 4, 371-381. doi:10.1080/03004279.2015.1020643.

Bottentuit Junior, J., Lisboa, E. & Pereira Coutinho, C. (2011). Desenvolvimento de narrativas digitais na formação inicial de professores: Um estudo com alunos de licenciatura em pedagogia da UFMA. In Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação: Perspetivas de Inovação - CHALLENGES 2011 (pp.1151-1163). Braga: Instituto de Educação, Centro de Competência em TIC, Universidade do Minho.

Bruns, A. (2008). Blogs, Wikipedia, Second Life, and Beyond: From Production to Produsage. Nova Iorque: Peter Lang.

Buckingham, D. (2003). Media Education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press.

Comissão Europeia (2009a). Recomendação da Comissão, de 20 de Agosto de 2009, sobre literacia mediática no ambiente digital para uma indústria audiovisual e de conteúdos mais competitiva e uma sociedade do conhecimento inclusiva. Jornal Oficial da Comissão Europeia. Consultado em: http://www.gmcs.pt/ficheiros/pt/recomendacao- da-comissao-europeia-sobre-literacia-mediatica-no-ambiente-digital.pdf.

Comissão Europeia (2009n). Study on the current trends and approaches to media literacy in europe. Consultado em: http://www.gabinetecomunicacionyeducacion.com/sites/default/files/field/adjuntos/study _media_literacy_in_europe_0.pdf.

Creativity. (2019a). In: Cambridge Dictionary. [online] Consultado em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/creativity.

Creativity (2019b). In Lexico powered by Oxford. [online] Consultado em https://www.lexico.com/en/definition/creativity.

Criatividade (2019a). In Infopedia. [online] Consultado em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/criatividades.

Criatividade (2019b). In Priberam. Consultado em https://dicionario.priberam.org/criatividade.

Cropley. A. (2009). Creativity in education and learning – a guide for teachers and educators. Nova Iorque: Routledge.

Csikszentmihalyi, J. A. (2006). Foreword: developing creativity. In N. Jackson, M. Oliver, M. Shaw & J. Wisdom (eds.). Developing creativity in higher education (pp. 17-20 ). Nova Iorque: Routledge.

Dias-Fonseca, T. & Potter, J. (2016). La educación mediática como estrategia de participación cívica on-line en las escuelas portuguesas. Comunicar, Vol. 24 No 49, 9- 18. doi: 10.3916/C49-2016-01.

Direção Geral da Educação (2013). Educação para a Cidadania. Linhas Orientadoras. Consultado em: http://dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_para_cidadania_linhas_orien tadoras_nov2013.pdf

d’Oliveira Martins, G., Sousa Gomes, C., Leitão Brocardo, J., Pedroso, J. V., Acosta Carillo, J. L., Ucha Silva, L., Valente Rodrigues, S. (2017) Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Consultado em: https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil _dos_alunos.pdf.

Green, H. & Hannon, C. (2007). Their Space. Education for a digital generation. Londres: Demos.

Greenaway, P. (2001). Media and arts education: a global view from Australia, in R. Kubey (ed.). Media literacy in the information age: current perspectives (pp.187–198). New Brunswick: Transaction Publishers.

Hofer, M. & Swan, K. O. (2006). Digital Storytelling: Moving from Promise to Practice. In C. Crawford, R. Carlsen, K. McFerrin, J. Price, R. Weber & D. Willis (eds.). Proceedings of SITE 2006--Society for Information Technology & Teacher Education International Conference (pp. 679-684). Orlando: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE).

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Nova Iorque: New York University Press.

Kafai, Y. & Peppler, K. (2011). Youth, Technology, and DIY: Developing Participatory Competencies in Creative Media Production. Youth Cultures, Language and Literacy. Review of Research in Education, Vol. 35, 85-119. doi: 10.3102/0091732X10383211.

Kaufmann, J. & Beghetto, R. (2009). Beyond Big and Little: The Four C Model of Creativity. Review of General Psychology, Vol. 13 No 1, 1–12. doi:10.1037/a0013688.

Lakatos, E.M. & Marconi, M. (1996). Técnicas de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas.

Lévy, P. (1998) Inteligência coletiva: por uma antropologia do saber. São Paulo: Loyola.

Livingstone, S. (2009). Children and the Internet. Great expectations, Challenging realities. Cambridge: Polity Press.

Livingstone, S. (2004). What is media Literacy? Intermedia, Vol. 32 No 3, 18-20. Consultado em http://eprints.lse.ac.uk/1027/.

Lubart, T. I., Zenasni, F., & Barbot, B. (2013). Creative potential and its measurement. International Journal for Talent Development and Creativity, Vol. 1, 41-51. Consultado em https://www.academia.edu/22350554/Creative_Potential_and_its_Measurement.

Martins, V. (2004). A qualidade da criatividade como mais valia para a educação. Revista Millenium, No 29, 295-312. Consultado em http://www.ipv.pt/Millenium/Millenium29/37.pdf.

Masterman, L. (1980). Teaching about television. Londres: Macmillan.

Masterman, L. (1985). Teaching the media. Londres: Comedia.

Morduchowicz, R. (2018) La generación multimédia. Significados, consumos y prácticas culturales de los jóvenes. Barcelona: Paidós.

Naudé, T. (2006). The relationship between personality and creativity: A psychometric

study. Pretoria: University of Pretoria.

OFCOM, The Office of Communications (2008). Media Literacy Audit: Report on UK Children’s media literacy. Consultado em: https://www.ofcom.org.uk/research-and- data/media-literacy-research/childrens/ml_childrens08.

Peppler, K. & Kafai, Y. (2007). From SuperGoo to Scratch: exploring creative digital media production in informal learning. Learning, Media, and Technology, Vol. 32 No 2, pp. 149–166. doi:10.1080/17439880701343337.

Pereira, S., Moura, P., Masanet, M.-J., Taddeo, G., & Tirocchi, S. (2018). Media uses and production practices: case study with teens from Portugal, Spain and Italy. Comunicación y Sociedad, No 33, 89–114. doi: 10.32870/cys.v0i33.7091.

Pereira, S., Pinto, M. & Moura, P. (2015). Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12o ano. Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.

Petrella, S. (2012). Repensar competências e habilidades para as novas gerações. Proposta para uma nova literacia. Revista Comunicando, Vol. 1 No 1, 205-222. Consultado em http://www.revistacomunicando.sopcom.pt/ficheiros/20130108- petrella.pdf.

Pinto, M. (2003). A Educação para os media: Uma aposta com futuro. Atas do Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación Luces en el laberinto audiovisual (pp. 46- 56). Huelva: Universidade de Huelva.

Produção. (2019). In Infopedia. Consultado em https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/produ%C3%A7%C3%A3o

Production. (2019a). In Cambridge Dictionary Online. Consultado em https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/production

Production (2019b). In Lexico powered by Oxford. Consultado em https://www.lexico.com/en/definition/production

Produzir. (2019). In Priberam. Consultado em https://dicionario.priberam.org/produzir

Runco, M. A., & Jaeger, G. J. (2012). The standard definition of creativity. Creativity

Research Journal, Vol. 24, 92–96. doi: 10.1080/10400419.2012.650092.

Sefton-Green, J. (2013). Mapping digital makers: A review exploring everyday creativity, learning lives and the digital. Oxford, England: Nominet Trust.

Silverstone, R. (2004) Regulation, media literacy and media civics. Media, Culture & Society. Vol. 26 No 3. 440–449.

Starko, A. J. (2010). Creativity in the classroom - schools of curious delight. Nova Iorque: Routledge.

Stein, M. I. (1953). Creativity and culture. Journal of Psychology, Vol. 36, 31–322. doi: 10.1080/00223980.1953.9712897

Tomé, V. (2011). Educação para os Média: é urgente formar professores, In J. Ruivo; J. Carrega, (Eds.). A escola e as TIC na sociedade do conhecimento (pp.77-88). Castelo Branco: RVJ Editores.

Tosey, P. (2006). Interfering with the interference: An emergent perspective on creativity in higher education, in N. Jackson, M. Oliver, M. Shaw & J. Wisdom (eds.). Developing creativity in higher education (pp 29 - 42). Nova Iorque: Routledge.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Oliveira, A. F. (2019). Produção mediática em sala de aula – desafio ou oportunidade pedagógica?. Vista, (4), 15–38. https://doi.org/10.21814/vista.3013