The selfie generation: a transformation of visual social relationships
DOI:
https://doi.org/10.21814/vista.3019Palavras-chave:
visual, espaço, performance, proximidade, intimidade, fotografia, comunicação visual, tecnologia móvelResumo
A geração selfie é um termo comumente usado para descrever pessoas nascidas depois de 1981 devido à suposta proliferação de selfies que elas fazem diariamente. Se as selfies realmente definem uma geração de pessoas, elas requerem consideração enquanto uma evolução da interação social. Este estudo interdisciplinar centra-se na fotografia como desempenho de olhar envolvendo as relações sociais entre as pessoas. Pergunto: como podem as selfies sugerir uma transformação das relações sociais quotidianas? A selfie como performance fotográfica ativa é examinada pela observação etnográfica ilustrativa. Então, como objeto fotográfico performático, a selfie é examinada como comunicação visual interativa (Kress & Van Leeuwen, 2006; 2009). Finalmente, os espaços performativos da selfie em processo (da performance inicial, ao objeto e como é partilhado e se move entre espaços privados e públicos) são examinados como relações de perceção proxémica (Hall, 1966). Para a geração selfie, os espaços privados nas relações sociais talvez tenham evoluído não apenas por causa de mudanças na tecnologia fotográfica, mas também por novos espaços de socialização, nos quais os contextos público e privado são muitas vezes indistintos e não fixados.
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