Fotografia Selfie em festivais: Experiência cultural como dispositivo para a nova imagem urbana

Autores

  • Paulo Nunes Universidade Federal de Itajubá, Brasil
  • Ravena Maia Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3029

Palavras-chave:

fotografia, experiência, cidade, festival, memória, selfie, revitalização urbana

Resumo

O crescimento exponencial da fotografia vem gerando forte impacto na veiculação da imagem cultural das cidades contemporâneas, especialmente quando colocamos em discussão o gênero fotográfico selfie. Este texto tem por intenção discutir a revitalização da imagem urbana pela cultura e o papel ocupado pela fotografia neste processo. Seus usos sociais, tão comuns no cotidiano das redes sociais, têm deslocado a produção da identidade da cidade para o âmbito da experiência. Como este processo vem sendo agenciado significativamente pela cultura, o artigo colocará foco em torno de festivais de música e outras iniciativas do gênero que, de uma forma ou de outra, têm demonstrado evidências importantes para o funcionamento das selfies. A partir da interação entre público e lugar (fotografia e vídeo), criam-se espaços físicos simulados, interferindo na estrutura das cidades em larga medida pela ordem imagética. O dispositivo fotografia-memória-experiência, acionado durante as diversas práticas de consumo cultural urbano, modifica o modo como o sujeito vivencia a cidade e fornece a ela uma retórica imaterial que a reconstrói, ressignificando sua imagem a cada share ou like conquistado nos canais virtuais.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Nunes, P., & Maia, R. (2018). Fotografia Selfie em festivais: Experiência cultural como dispositivo para a nova imagem urbana. Vista, (3), 71–94. https://doi.org/10.21814/vista.3029

Edição

Secção

Artigos