Visualidades sociotécnicas da cidade no jogo eletrônico Watch_Dogs

Autores

  • Daniel Abath Universidade Federal da Paraíba, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3030

Palavras-chave:

cidade, representações, jogos eletrônicos, vida urbana virtual

Resumo

A proposta do presente trabalho é discutir acerca da influência dos jogos eletrônicos na construção sociotécnica das representações de cidades ─ em específico a cidade de Chicago ─ as quais se apresentam através de mecanismos geradores de uma experiência urbana virtual a partir de observações das cidades físicas, constituídas de forma sociotécnica, numa imbricação entre homem e máquina. Este artigo, portanto, consiste em uma tentativa de constatar como o espaço tridimensional navegável do jogo eletrônico com design em mundo aberto, o título Watch_Dogs, serve-se das suas estruturas e correspondentes prescrições enquanto programa não humano para conformar imagens da cidade física e sua dinâmica urbana, perfazendo observações visuais desse urbano em variados níveis de expressão comunicacional. Palavras-chave: cidade; representações; jogos eletrônicos; vida urbana virtual.

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Publicado

2018-12-26

Como Citar

Abath, D. (2018). Visualidades sociotécnicas da cidade no jogo eletrônico Watch_Dogs. Vista, (3), 95–115. https://doi.org/10.21814/vista.3030

Edição

Secção

Artigos