Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX

Autores

  • Maria da Luz Correia Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal / Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, Portugal http://orcid.org/0000-0003-2557-5102

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3131

Palavras-chave:

fotografia, espelho, média, heterotopia, informe

Resumo

O presente artigo, dedicado à produção retratística fotográfica lúdica do início do século XX, e à relação histórica e ontológica entre a fotografia e o espelho, parte do pressuposto segundo o qual seria necessário pensar a história da fotografia de modo integrado, enquadrando-a no contexto mais alargado da história dos média e de questões teóricas mais vastas como a relação entre a tecnologia e o humano, a mediação entre o real e o imaginário, e as interações entre os ditos novos e velhos média. O espelho e a fotografia são dois objetos, aparentados, por um lado, aos espetáculos pré-cinematográficos e ao próprio cinema, e por outro, aos aparelhos científicos, como o telescópio e o microscópio, que merecem ser repensados no que diz respeito à ambivalência que os aproxima. Configurando um espaço “absolutamente irreal” e “absolutamente real”, conforme sugeriu o filósofo Michel Foucault (1984/2005, p. 246) a propósito do espelho, o espelho, como a fotografia, seria exemplar de um espaço heterotópico. Na história da fotografia e, particularmente do retrato fotográfico lúdico das primeiras décadas do século XX, é assinalável o recurso ao espelho e ao duplo, enquanto dispositivo capaz de potenciar a destabilização da figura humana: referimo-nos ao retrato duplo, à multifotografia e à fotografia com recurso a espelhos deformantes (Bergeret & Drouin, 1893; Chaplot, 1904; Hopkins, 1897; Schnauss, 1890/1891; Woodbury, 1896/1905). Partindo de uma predisposição para repensar a tradição lúdica e fantasista no âmbito geral da história dos média, propomo-nos retraçar afinidades entre dois espaços “heterotópicos”, que são a fotografia e o espelho.

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

Correia, M. da L. (2021). Jogos de espelhos: o duplo na fotografia recreativa do início do século XX. Vista, (7), e021001. https://doi.org/10.21814/vista.3131