Movimentos do Streaming e Identidade Cultural na Nova Ordem dos Remakes Transnacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.4420

Palavras-chave:

adaptação, streaming, remakes transnacionais, ficção televisiva seriada, identidade cultural

Resumo

O advento das plataformas de streaming instaurou novas demandas e paradigmas, gerando uma necessária reconfiguração dos processos de criação e produção dos conteúdos e formatos televisivos. Categoria recorrente da televisão tradicional, o remake transnacional passa a se manifestar com outros contornos, submetido a uma nova ordem de práticas e significados. Da exibição local à global, o que se ganha e o que se perde na tradução? A partir da proposta de uma sistematização das estratégias empregadas pela indústria do streaming na realização e exibição de remakes transnacionais, o presente artigo organiza um percurso apoiado na análise de algumas franquias transnacionais de ficção seriada da era do broadcasting (The Office [O Escritório] e Bron/Broen [A Ponte]) e do streaming (Dix Pour Cent [Dez por Cento] e La Casa de Papel [A Casa de Papel]), reconhecendo o papel de liderança da Netflix no setor. Estruturada cronologicamente em "movimentos", tal sistematização se inspira na analogia criada por Erwin Panofsky (1978) entre o filme e a catedral medieval e caminha em paralelo à timeline histórica dos modelos de negócios da Netflix, conforme convencionada por Laura Osur (2016). Espera-se que as conclusões obtidas ofereçam subsídios pertinentes para o debate sobre remakes transnacionais na televisão, destacando sua contribuição para os processos de afirmação cultural e construção identitária das realidades que representam.

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Biografia Autor

Alexis Parrot, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil

Alexis Parrot é pesquisador, roteirista e jornalista. É mestrando no Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, na linha mídia, cultura e produção de sentido e graduado em comunicação social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve pesquisas sobre ficção seriada na televisão e é membro do TeleVisões, grupo de pesquisa em televisão e novas mídias. Entre 2016 e 2023 foi responsável por uma coluna semanal de crítica de televisão no portal de notícias online Dom Total.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

Parrot, A. (2023). Movimentos do Streaming e Identidade Cultural na Nova Ordem dos Remakes Transnacionais. Vista, (11), e023006. https://doi.org/10.21814/vista.4420

Edição

Secção

Artigos Temáticos