O Setor da Moda na Conjuntura Pandémica da COVID-19: O Caso da Apropriação da Máscara Medicinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.6101

Palavras-chave:

moda, setor, pandemia, apropriação, máscara

Resumo

Este trabalho apresenta o setor da moda, com foco na sua adaptação e reconfiguração, como expressão social, cultural e artística, durante a conjuntura pandémica da COVID-19, que se instalou e se propagou pelo mundo a partir do ano de 2019. Na sua essência multidisciplinar e sob diversas perspetivas, a moda promove a criatividade, através de uma linguagem rica em significações com novas formas de comunicação e de conectividade, refletindo-se no design, na publicidade e no marketing. Os objetivos desta pesquisa passam, primeiramente, pela identificação das diversas estratégias utilizadas na adaptação do setor à comunidade perante uma crise de saúde pública; de seguida, pela análise e pelo reconhecimento do impacto que a apropriação do objeto-máscara medicinal teve na moda, em contexto da pandemia da COVID-19; posteriormente, a identificação dos diferentes tipos de produções da máscara, após a sua apropriação pela moda; e, por fim, o reconhecimento dos estatutos simbólicos que o objeto-máscara adquire, após a sua apropriação e ressignificação pela moda. Para esta análise é utilizada uma abordagem qualitativa, combinada com a revisão de artigos científicos, relatórios de mercado e entrevistas publicadas de profissionais da área da indústria da moda. Este estudo pretende contribuir para a apresentação e explicação de estratégias de comunicação em moda, realçando a capacidade de adaptabilidade do setor. Da mesma forma, a investigação enriquece os processos da semiótica da moda, propondo uma categorização de diferentes tipos de produções, assim como os estatutos simbólicos que o objeto-máscara adquire.

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Biografias Autor

Sara Gaspar, Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal

Mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas é aluna do doutoramento em Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. Investiga a moda como agente comunicacional de significações, contando com um capítulo de livro publicado.

Rafaela Norogrando, Departamento de Artes, Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal

Rafaela Norogrando é doutorada em Design e mestre em Antropologia Social e Cultural. É professora auxiliar e coordenadora de mobilidade na Universidade da Beira Interior e é investigadora integrada no Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Universidade da Beira Interior e colaboradora do LabCom e ID+. Coopera com instituições internacionais e revistas científicas, com amplas publicações sobre design, museus e moda e é designer premiada.

Eduardo J. M. Camilo, Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal

Eduardo Camilo é doutorado em Ciências da Comunicação. É professor auxiliar com agregação na Universidade da Beira Interior e é investigador do LabCom. Com inúmeras publicações na área da comunicação, publicidade e política. Coordena projetos, integra comissões e atua como membro de júri em avaliações educacionais.

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Publicado

2025-06-12

Como Citar

Gaspar, S., Norogrando, R., & Camilo, E. J. M. (2025). O Setor da Moda na Conjuntura Pandémica da COVID-19: O Caso da Apropriação da Máscara Medicinal. Vista - Revista De Cultura Visual, (15), e025008. https://doi.org/10.21814/vista.6101

Edição

Secção

Artigos Temáticos