Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.4671

Palavras-chave:

projeto fotográfico, teoria da fotografia, teoria da imagem, antropologia, semiótica

Resumo

Neste ensaio apresento um trabalho da minha autoria, concebido e produzido em 2022, caracterizado por uma exposição fotográfica e por um livro: Linhas com Cruzamentos de Destino (photobook; Câmara Municipal de Palmela; Camilo, 2023). A seguir, proporei uma reflexão sobre como nele se cruzam dimensões incontornáveis em qualquer registo fotográfico: a da realidade histórica e a da representação, que é uma realidade simbólica, ficcional. Na última parte, discriminarei os aspetos dos contextos de produção e de receção que subjazem este projeto. Na reflexão apresentarei fotografias quer do projeto, quer da história da fotografia que considero relevantes. Do ponto de vista epistemológico, embora o ensaio incida na implementação de um projeto, nele se cruzam referências inscritas do domínio da história da fotografia, da antropologia visual e da semiótica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Eduardo J. M. Camilo, Labcom, Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal

Eduardo J. M. Camilo é docente na Universidade da Beira Interior, no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política e investigador do Labcom. É doutorado com agregação em ciências da comunicação pela Universidade da Beira Interior. Eduardo Camilo é autor de várias obras no domínio da comunicação e do discurso e da imagem da publicidade e da propaganda; é fotógrafo amador com algumas exposições e photobooks: Boa Sorte, Vai Correr Bem (2018) e Linhas com Cruzamentos de Destino (2023).

Referências

Adam, H. C. (Ed.). (2008). Os índios norte-americanos (C. S. de Almeida, Trad.). Taschen. (Trabalho original publicado em 2001)

Andrade R. de. (2002). Fotografia e antropologia: Olhares fora-dentro. Educ; Estação Liberdade.

Baptiste, J. (2009, 9 de novembro). Pierre Verger – Candomble. JB: This and That. http://jennylbaptiste.blogspot.com/2009/11/pierre-verger-candomble.html?m=0

Barthes, R. (1988). A câmara clara (M. Torres, Trad.). Edições 70. (Trabalho original publicado em 1980)

Bateson, G., & Mead, M. (1942). Balinese character. A photographic analysis (Vol. II). New York Academy of Sciences.

Cabrita, A. (Diretor). (1978). Histórias de comboios em Portugal [Documentário]. Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

Camilo, E. J. M. (2023). Linhas com ruzamentos de destino. Câmara Municipal de Palmela.

Frizot, M., & Ducros, F. (Eds.). (1987). Du bon usage de la photographie. Une anthologie des textes. Centre National de la Photographie.

Gomes, G. (1995). Barreiro. Fotografias anos 40-60. Câmara Municipal do Barreiro.

Greimas, A. J., & Courtés, J. (1993). Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Hachette Livre.

Kossoy, B. (2012). Fotografia & história (4.ª ed.). Ateliê Editorial.

Kossoy, B. (2021). Fotografia e história: As tramas da representação fotográfica. Projeto História, V(70), 9–35. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p9-35 DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p9-35

Maughan, S. (s.d.). Chuva e outras novelas (3.ª ed.). Livros do Brasil.

Sanches, F. D. (2017). A fotografia como narrativa antropológica. Ponto URBE, (21), 1–8. https://doi.org/10.4000/pontourbe.3516 DOI: https://doi.org/10.4000/pontourbe.3516

Publicado

2023-11-16

Como Citar

Camilo, E. J. M. (2023). Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto. Vista, (12), e023012. https://doi.org/10.21814/vista.4671