Histórias da Vida e Vidas de História. Testemunho e Ficção na Fotografia a Propósito de um Projeto
DOI:
https://doi.org/10.21814/vista.4671Palavras-chave:
projeto fotográfico, teoria da fotografia, teoria da imagem, antropologia, semióticaResumo
Neste ensaio apresento um trabalho da minha autoria, concebido e produzido em 2022, caracterizado por uma exposição fotográfica e por um livro: Linhas com Cruzamentos de Destino (photobook; Câmara Municipal de Palmela; Camilo, 2023). A seguir, proporei uma reflexão sobre como nele se cruzam dimensões incontornáveis em qualquer registo fotográfico: a da realidade histórica e a da representação, que é uma realidade simbólica, ficcional. Na última parte, discriminarei os aspetos dos contextos de produção e de receção que subjazem este projeto. Na reflexão apresentarei fotografias quer do projeto, quer da história da fotografia que considero relevantes. Do ponto de vista epistemológico, embora o ensaio incida na implementação de um projeto, nele se cruzam referências inscritas do domínio da história da fotografia, da antropologia visual e da semiótica.
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