O Retrato Fotográfico Como Campo de Forças: Política, Identidade e Resistência na Cultura Visual Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.7047

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eduardo Camilo, LabCom - Comunicação e Artes, Universidade Beira Interior, Covilhã, Portugal

Eduardo José Marcos Camilo é professor no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política da Universidade da Beira Interior (Portugal). É investigador do Labcom – Comunicação e Artes e pesquisa nos domínios da imagem, das linguagens e discursos e da comunicação estratégica, nos quais tem trabalhos publicados.

Helena Pires, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Helena Pires é professora associada no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e membro do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da mesma universidade. Tem ensinado nas áreas de publicidade, semiótica e sociologia da cultura. Tem publicado e desenvolvido trabalhos de investigação na área da cultura visual e urbana, nomeadamente sobre a paisagem (urbana), e em particular sobre a paisagem na arte contemporânea, bem como em semiótica da arte.

Florin Grigoraş, Institute for Information Science, Universitatea Națională de Arte „George Enescu”, Iasi, Roménia

Florin Grigoraş é professor catedrático na Universidade Nacional de Artes "George Enescu" de Iași, Roménia, onde leciona tecnologia da informação, comunicação em artes visuais, relação arte-ciência-tecnologia e criatividade artística no Departamento de Fotografia e Vídeo da Faculdade de Artes Visuais e Design. Dirige o Centro de Pesquisa INNOVISART, que trata do uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior artístico e é editor da revista científica internacional Studies in Visual Arts and Communication. A sua atividade de pesquisa está orientada tanto para a pesquisa teórica quanto aplicada nas artes.

Referências

Barthes, R. (1989). A câmara clara. Edições 70 (M. Torres, Trad.). (Trabalho original publicado em 1980)

Bazin, A. (2013). A ontologia da imagem fotográfica (L. Leitão, M. Gomes, & J. Barrento, Trads.). In A. Trachtenberg (Ed.), Ensaios sobre fotografia de Niépce a Krauss (pp. 261–266). Orfeu.

Benjamin, W. (1992). Sobre arte, técnica, linguagem e política (M. Alberto, M. A. Cruz, & M. L. Moita, Trads.). Relógio D’Água. (Trabalho original publicado em 1931)

Moura, J. M. (2017). How computers imagine humans? https://jmartinho.net/how-computers-imagine-humans/

Sontag, S. (2013). O mundo-imagem. In A. Trachtenberg (Ed.), Ensaios sobre fotografia de Niépce a Krauss (pp. 333–354). Orfeu.

Publicado

2025-12-12

Como Citar

Camilo, E., Pires, H., & Grigoraş, F. (2025). O Retrato Fotográfico Como Campo de Forças: Política, Identidade e Resistência na Cultura Visual Contemporânea. Vista, (16), e025021. https://doi.org/10.21814/vista.7047