Media Arts: Convergência de Esferas Artísticas na Era do Digital

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https://doi.org/10.21814/vista.6105

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Daniel Brandão, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Daniel Brandão é doutorado em Media Digitais, na especialidade de Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos, pela Universidade do Porto (2014), onde desenvolveu o projeto Museu do Resgate (www.museudoresgate.org), um website participativo que coleta vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano da cidade, com o objetivo de legitimar a sua vocação de património cultural. Co-coordenou também o projeto Citadocs: realização colaborativa de mini-documentários, nascido no Future Places Medialab for Citizenship. É licenciado em Design de Comunicação (2004) e mestre em Arte Multimédia (2008) ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É professor auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde fundou e dirige o mestrado em Media Arts. É investigador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e colaborador no Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura. É co-investigador responsável do projeto bYou: Estudo das Expressões das Crianças e Jovens Sobre os Media (PTDC/COM-OUT/3004/2020), e integrou as equipas dos projetos ECHO: Ecoar o Eu Comunitário (EXPL/ART-DAQ/0037/2021) e HERIC 2D: Comunicação de Risco em Saúde (2022.06008.PTDC), todos eles financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É co-chair da DIGICOM — International Conference on Design and Digital Communication, coeditou vários livros sobre design e tem participado em várias comissões científicas de conferências e revistas internacionais. Com vasta experiência de docência em universidades públicas e privadas, nas áreas do design de comunicação, do audiovisual e da multimédia, passou pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior de Artes e Design — Matosinhos, Universidade Católica Portuguesa — Braga. Trabalhou com diversas instituições na área da cultura, com particular destaque para a Fundação de Serralves, e o seu Museu de Arte Contemporânea, com a qual colaborou durante seis anos.

João Martinho Moura, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal/Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Braga, Portugal

João Martinho Moura é investigador e artista de media português. Nos últimos 20 anos a sua obra foi apresentada internacionalmente, várias vezes, em mais de 20 países, algumas exibições à escala de cidades. Em 2013 recebeu, em Lisboa, o Prémio Nacional Multimédia Arte e Cultura pelo seu contributo na área das artes digitais em Portugal. É autor de diversas publicações académicas na área das media arts, interfaces, computação gráfica, inteligência artificial e visualização. O seu trabalho foi incluído nas coleções de curadoria “Selected Works ARS ELECTRONICA Animation Festival” (Linz, 2012), “Processing Curated Collection” (Estados Unidos, 2008) e no catálogo da “ISEA 2019: 25th International Symposium on Electronic Art”, na Coreia do Sul, onde foi artista convidado. É membro fundador da Artech-International Association, e é membro da cooperativa artística Au Au Feio Mau. É também artista de media convidado no Balleteatro, Porto, desde 2008. Desde 2013 tem colaborado, como artista de media, em algumas instituições internacionais como a Agência Espacial Europeia, o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, e a Unesco. De 2015 a 2017, foi membro da comissão da candidatura da cidade de Braga à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria “Media Arts”. O título foi atribuído à cidade de Braga em 31 de outubro de 2017. É artista parceiro na rede Braga Media Arts. Em 2018–2019 foi artista laureado e residente no programa da Comissão Europeia STARTS (EU Science, Technology and Arts), tendo apresentado o resultado do seu trabalho e investigação no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia em Braga, no IRCAM: Centro Pompidou e no Centquatre em Paris, e na galeria Art Center Nabi, em Seoul. Em 2020 foi laureado com o prémio MindSpaces, um programa da Comissão Europeia que visa criar novas abordagens urbanas e arquitetónicas integrando “neuroambientes” imersivos em realidade virtual. É doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é investigador sénior do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e docente auxiliar convidado na Universidade do Minho.

Christa Sommerer, Interface Cultures, Institute for Media, University of Arts Linz, Linz, Áustria

Christa Sommerer é uma artista de media de renome internacional, investigadora e pioneira da arte interativa. Juntamente com Laurent Mignonneau, trabalhou na Academia IAMAS em Gifu, Japão, nos Laboratórios de Investigação ATR em Quioto, Japão, no MIT CAVS em Cambridge, Estados Unidos, e no NCSA em Champaign Urbana, Illinois, Estados Unidos. Em 2004, Sommerer e Mignonneau criaram o Departamento de Culturas de Interface na Universidade de Arte e Design em Linz, Áustria. Sommerer foi professora convidada na Academia Central de Belas Artes de Pequim, na Universidade de Tsukuba e na Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Juntos, Sommerer e Mignonneau criaram cerca de 40 obras de arte interativa apresentadas em cerca de 380 exposições internacionais. Receberam inúmeros prémios, incluindo o Prémio de Arte do Estado Austríaco na categoria de “Arte Multimédia” e o Prémio de Inovação em Arte e Ciência Wu Guanzhong atribuído pelo Ministério da Cultura da República Popular da China. Entre 2021 e 2024, a sua exposição retrospetiva de 30 anos A Obra de Arte Como um Sistema Vivo esteve em digressão desde o ZKM em Karlsruhe, para o OK Center em Linz, o iMAL em Bruxelas e o Azkuna Zentroa em Bilbau. Esta exposição é também acompanhada por uma panorâmica abrangente das suas obras de arte no livro Christa Sommerer & Laurent Mignonneau - The Artwork as a Living System (Christa Sommerer & Laurent Mignonneau - A Obra de Arte Como Sistema Vivo) editado por Karin Ohlenschläger, Peter Weibel e Alfred Weidinger, publicado em 2023 na The MIT Press. Mais informações em: https://mitpress.mit.edu/9780262048156/christa-sommerer-and-laurent-mignonneau/ e http://www.interface.ufg.ac.at/christa-laurent.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Brandão, D., Moura, J. M., & Sommerer, C. (2024). Media Arts: Convergência de Esferas Artísticas na Era do Digital. Vista, (14), e024018. https://doi.org/10.21814/vista.6105

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Nota introdutória