Do Tangível ao Figital: Integração Físico-Digital e Metodologia Criativa na Arte Pós-Digital Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.21814/vista.6351Palavras-chave:
figital, taxonomia figital, tapeçarias de Portalegre, a/r/cografiaResumo
Este estudo visa apresentar a articulação entre uma proposta de taxonomia figital com a metodologia a/r/cográfica, oferecendo assim um quadro metodológico integrado para analisar e orientar práticas artísticas híbridas contemporâneas. Nos últimos anos, a criação artística contemporânea tem sido marcada pela fusão entre o tangível e o virtual, fenómeno designado por “figital”. Este conceito descreve como elementos físicos e digitais se interligam, redefinindo processos de produção, fruição e interação com a arte. A taxonomia figital, ora apresentada, permite mapear novos territórios híbridos e avaliar detalhadamente a simbiose entre o plano material, incluindo os aparatos tecnológicos, e o plano virtual ou digital, resultante da execução de código ou reprodução de média digitais. Por sua vez, a metodologia a/r/cográfica estrutura o processo criativo em três eixos essenciais: estética (cognição, emoções e sensações despertadas pela obra), aptidão (competências técnicas e concetuais evidenciadas) e função (impacto sociocultural e comunicativo da obra). A obra Texel2048Loom, desenvolvida neste âmbito pelo primeiro autor deste estudo, permite ilustrar a abordagem aqui proposta. Este texto evidencia ainda a necessidade de ajustes adicionais, particularmente nas dimensões éticas, culturais e multissensoriais, oferecendo contribuições claras para futuras investigações e práticas na arte pós-digital.
Downloads
Referências
Alacovska, A., Booth, P., & Fieseler, C. (2020). The role of the arts in the digital transformation. Artsformation Report Series. https://doi.org/10.2139/ssrn.3715612
Cox, G. (2015). Postscript on the post-digital and the problem of temporality. In D. M. Berry & M. Dieter (Eds.), Postdigital aesthetics (pp. 151–162). Springer. https://doi.org/10.1057/9781137437204_12
Del Vecchio, P., Secundo, G., & Garzoni, A. (2023). Phygital technologies and environments for breakthrough innovation in customers’ and citizens’ journey. A critical literature review and future agenda. Technological Forecasting and Social Change, 189, Artigo 122342. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2023.122342
Dewey, J. (1934). Art as experience. Perigee Books.
Dokholova, A. (2023). Features of digital public art of the twenty-first century: Art of physical and virtual space. Collection of Scientific Works “Notes on Art Criticism”, (43), 3–8. https://doi.org/10.32461/2226-2180.43.2023.286827
Fadeeva, T. E., & Staruseva-Persheeva, A. D. (2023). Generative practices in creative industries: The phigital aspect of artistic design. Dom Burganova. Prostranstvo Kul'tury, 19(3), 79–89. https://doi.org/10.36340/2071-6818-2023-19-3-79-89
Grau, O. (2002). Virtual art: From illusion to immersion. The MIT Press. https://doi.org/10.7551/mitpress/7104.001.0001
Hansen, M. B. N. (2003). New philosophy for new media. The MIT Press.
He, K., Zhang, X., Ren, S., & Sun, J. (2016). Deep residual learning for image recognition. In 2016 IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition (pp. 770–778). IEEE. https://doi.org/10.1109/cvpr.2016.90
Jewitt, C., van der Vlugt, M., & Hübner, F. (2021). Sensoria: An exploratory interdisciplinary framework for researching multimodal & sensory experiences. Methodological Innovations, 14(3), 1–17. https://doi.org/10.1177/20597991211051446
Kingma, D. P., & Welling, M. (2013). Auto-encoding variational bayes. arXiv. https://arxiv.org/abs/1312.6114
Kiousis, S. (2002). Interactivity: A concept explication. New Media & Society, 4(3), 355–383. https://doi.org/10.1177/146144480200400303
Liu, B., Zhu, Y., Song, K., & Elgammal, A. (2021). Towards faster and stabilized GAN training for high-fidelity few-shot image synthesis. arXiv. https://doi.org/10.48550/arXiv.2101.04775
Manovich, L. (2001). The language of new media. The MIT Press.
Munster, A. (2011). Materializing new media. UPNE.
Springgay, S., Irwin, R. L., Leggo, C., & Gouzouasis, P. (2008). Being with a/r/tography. Brill.
Veiga, P. A. da. (2019). A/r/cography: Art, research and communication. In Proceedings of Artech 2019, the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts (pp. 1–9).Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/3359852.3359859
Veiga, P. A. da. (2021). Método e registo: Uma proposta de utilização da a/r/cografia e dos diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digital. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura eArtes, (2), 16–24. https://doi.org/10.34623/y2yd-0x57
Weiler, J., Ingalls, T., & Kuznetsov, S. (2022). Lithobox: Exploring hybrid crafting practices through a collaboration across digital fabrication and fine arts. Leonardo, 55(3), 230–234. https://doi.org/10.1162/leon_a_02197
Yu, D., & Yao, W. (2023). Research on holographic display and technology application of art museum based on immersive design. Journal of Physics, 2425, 1–8. https://doi.org/10.1088/1742-6596/2425/1/012048
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Nelson Caldeira, Pedro Alves da Veiga, João Cordeiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.