Aperfeiçoamento da Formação de Bombeiros Através da Realidade Virtual: Perspetivas Sobre Benefícios, Desafios e Integração Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.5875

Palavras-chave:

formação à distância, realidade virtual, simulação, formação de bombeiros

Resumo

A utilização da realidade virtual (RV) na formação de bombeiros é uma inovação promissora, com o potencial de transformar métodos de treino tradicionais, ao permitir simulações de cenários de alto risco de forma controlada e segura. Este artigo explora os benefícios e os desafios da integração da RV em programas de formação, destacando as suas vantagens no desenvolvimento de competências práticas e na preparação para situações de emergência complexas. O realismo proporcionado pela RV facilita a imersão dos bombeiros em ambientes virtuais onde podem praticar manobras e tomada de decisões sem os riscos inerentes ao uso de fogo real, aumentando a segurança e permitindo a repetição de cenários sem custos adicionais significativos.   Contudo, a aplicação da RV enfrenta desafios técnicos e de aceitação. Barreiras como o custo elevado de equipamentos, as dificuldades na criação de simulações completamente realistas, especialmente para replicar fatores como o calor e o fumo, e a resistência de alguns profissionais em adotar tecnologias novas são questões relevantes. Além disso, a necessidade de hardware especializado e a possível ocorrência de desconfortos físicos, como enjoos, indicam a importância de um período de adaptação.   Ainda assim, estudos indicam que a RV pode oferecer benefícios significativos, como o feedback imediato e a possibilidade de personalização do treino para responder às necessidades individuais. A integração eficaz da RV requer uma abordagem colaborativa entre corporações de bombeiros e de quem desenvolve a tecnologia para adaptar a inovação às especificidades do treino de emergência. O potencial da RV para elevar o nível de preparação dos bombeiros de forma segura e eficiente aponta para uma aplicação crescente dessa tecnologia na área de segurança pública, destacando a importância de investigações futuras para otimizar o seu uso em cenários reais de emergência.

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Biografias Autor

Bruno Miguel Pinheiro, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade Aberta/Universidade do Algarve, Lisboa, Portugal

Bruno Miguel Pinheiro é bombeiro sapador no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa desde 2005. É licenciado em Engenharia de Multimédia e em Informática pelo Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Realidade Virtual e concluiu o mestrado em Informática, no ramo de Dispositivos Móveis e Multimédia, também no mesmo instituto. Atualmente, é doutorando em Média-Arte Digital, numa parceria entre a Universidade do Algarve e a Universidade Aberta.

Pedro Alves da Veiga, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade Aberta, Lisboa, Portugal

Pedro Alves da Veiga é doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É professor auxiliar na Universidade Aberta, e vice-diretor do doutoramento em Média-Arte Digital. Foi empreendedor durante mais de duas décadas, com trabalhos premiados de webdesign e multimédia. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, e colaborador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura. A sua investigação centra-se na influência das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital, métodos de investigação baseada em prática artística, e curadoria digital. Utiliza assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais nas suas criações artísticas, regularmente expostas em Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, China, Tailândia, Brasil e Estados Unidos.

Paulo Duarte Branco, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa, Lisboa, Portugal

Paulo Duarte Branco é professor associado e coordenador do Departamento de Projectos e Internacionalização do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas. Para além disso, é professor auxiliar convidado na Escola Superior de Educação de Santarém. Dentro da comunidade do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, assume responsabilidades chave, dirigindo a licenciatura em Engenharia Multimédia e supervisionando o curso de formação profissional em Desenvolvimento de Produtos Multimédia. Doutorou-se em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro. É membro ativo do Conselho Científico do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Tem orientado inúmeras teses de mestrado, contribuindo significativamente para o crescimento académico dos seus alunos. Ativamente envolvido em vários projetos de investigação, demonstra empenho em alargar as fronteiras do conhecimento. Para além do domínio académico, é coordenador de projetos Internacionais, nomeadamente no âmbito do programa Erasmus+, promovendo a colaboração global e enriquecendo a experiência educativa.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Pinheiro, B. M., Veiga, P. A. da, & Branco, P. D. (2024). Aperfeiçoamento da Formação de Bombeiros Através da Realidade Virtual: Perspetivas Sobre Benefícios, Desafios e Integração Tecnológica. Vista, (14), e024016. https://doi.org/10.21814/vista.5875

Edição

Secção

Artigos Temáticos