Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios

Autores

  • Nelson Oliveira Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI), Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3004

Palavras-chave:

imagem, cinema, turismo, Serra da Estrela

Resumo

Na conjuntura global, em que vivemos, a imagem é determinante para o sucesso dos territórios, pois as imagens apelativas atraem investidores e visitantes ao passo que as imagens pouco atrativas os repelem. São várias as narrativas que concorrem para a formação da imagem holística dos territórios ou regiões. Tradicionalmente a maior parcela dessa função coube aos média impressos, mas o cinema tem vindo a jogar um papel cada vez mais importante em todo esse complexo processo. Isto porque o advento do cinema desencadeou um novo hábito cultural que modificou as modalidades de lazer e rapidamente introduziu profundas alterações nos costumes de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. De facto, diversas pesquisas têm demonstrado que o cinema e a publicidade, em conjunto ou separados, são responsáveis, se não pela criação, pelo menos pela difusão, em grande escala, da maior parte da iconografia da sociedade de consumo. Também para o turismo a imagem joga um papel determinante, por essa razão neste trabalho procurou-se refletir sobre o papel do cinema no complexo processo de formação de imagens turísticas apelativas, tomando como objeto de estudo a região da Serra da Estrela.

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Oliveira, N. (2018). Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios. Vista, (2), 224–245. https://doi.org/10.21814/vista.3004