Postcards from Brazil: o avesso da paisagem e a vida do presente

Autores

  • Fábio Gatti Escola de Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Brasil
  • Cassandra Barteló

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3039

Palavras-chave:

Fotografia, Arte, Ditadura militar brasileira, Paisagem, Documento

Resumo

O cenário político brasileiro vem sofrendo mudanças nos últimos anos. Em 2016, a presidência da república sofre um golpe que culmina na destituição da então presidente Dilma Rous-seff (PT- Partido dos trabalhadores). Com base nessa nova configuração política, o artista Gilvan Barreto realiza o trabalho Postcards from Brazil: cicatrizes da paisagem. Sensível aos desencadeamentos do período e, sobretudo, atento à ascensão da extrema direita, ele recorre à arte a fim de recuperar poeticamente os horrores da ditadura militar brasileira. O presente artigo apresenta uma análise de Postcards, tendo como base cinco eixos: o postal, o arquivo, o documento, a fotografia e a paisagem. Para tanto, toma-se como alicerce reflexivo a necro- política de Achile Mbembe, o pensamento sobre o povo brasileiro de Darcy Ribeiro e a violência colonial em Franz Fanon e sua aproximação com a política em Luís Felipe Miguel; as discussões sobre documentação, arquivo e fotografia em Joan Fontcuberta, Boris Kossoy, Michael Buckland, Christian Berger e Jessica Santone, Serge Tisseron e Hall Foster; a questão da paisagem pela geografia compreensiva de Milton Santos e pelos argumentos de William J. T. Mitchell. Outros textos, assim como a entrevista feita com Gilvan Barreto, servem de sustento para tal conversação e ajudam a entender o avesso da paisagem e a vida do presente do Brasil.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Gatti, F., & Barteló, C. (2019). Postcards from Brazil: o avesso da paisagem e a vida do presente. Vista, (5), 27–53. https://doi.org/10.21814/vista.3039