Gomes, M. (realizador) (2012). Tabu [filme]. Portugal: O Som e a Fúria.
DOI:
https://doi.org/10.21814/vista.3047Abstract
No início de Tabu, o intrépido explorador, como descreve o voz-off narrativo, “melancólica criatura que, sob chuva e sol escaldante, percorre há longos meses selvas e sertões”, é uma das figuras centrais do Prólogo, primeiro segmento do filme, um quadro que remonta à África colonial de expedições e aventuras. O intrépido explorador vê-se acompanhado pelo seu séquito de escravos, deambulando por savanas e selvas e cruzando-se com estranhas figuras que lhe parecem anunciar o seu fatídico devir. Porém, o que nos parecia a início uma sucessão de imagens organizadas numa lógica pitoresca decalcada da visão imperial eurocêntrica, transfigura-se gradualmente num mundo enigmático que parece ter renunciado a uma categorização temporal. A dama de outros tempos, como é chamada, e o crocodilo que a acompanha, “inseparável par que um misterioso pacto uniu e que a morte não pôde quebrar”, integram essas reminiscências perenes que o presente não apagou, mas, ao invés, transporta no seu enredo profuso, umbilicalmente ligado ao passado.
Downloads
References
Bhabha, H. (1998). O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Brockmeier, J. (2002). Remembering and Forgetting: Narrative as Cultural Memory. Culture & Psychology, 8(1), 15–43.
Erll, A. (2011). Memory in Culture. Hampshire: Palgrave Macmillan.
Ferreira, C. O. (2005). Decolonizing the mind? The representation of the African Colonial War in Portuguese cinema. Studies in European Cinema, 2(3), 227-239.
Lourenço, E. (2001). O Labirinto da Saudade. Edições Gradiva: Lisboa.
Medeiros, P. (2016). Post-imperial Nostalghia and Miguel Gomes’ Tabu. Interventions, 18(2), 203-216.
Pereira, A. C. (2016). Alteridade e identidade em Tabu de Miguel Gomes. Comunicação e Sociedade, 29, 311-350.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors own the copyright, providing the journal with the right of first publication. The work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.