Ningún pibe nace chorro
DOI:
https://doi.org/10.21814/vista.3028Palavras-chave:
cinema comunitário, periferia, Buenos Aires, visualidade alternativaResumo
Este artigo analisa dois curta-metragens produzidos no “Centro de Producción Audiovisual” de La Casona de Florencio Varela. O texto faz uma etnografia dos seus atores, práticas e processos e, a seguir, analisa o discurso de confrontação que estes jovens têm sobre as representações que a televisão faz das suas identidades como habitantes da periferia sul de Buenos Aires. Desta forma, entendemos as práticas enunciativas do cinema comunitário como resposta ao discurso hegemónico que estigmatiza os bairros da periferia sul de Buenos Aires nos meios massivos de comunicação. Compreendemos este discurso reflexivo, meta-mediático e transmídia no seu sentido político, porque cria a possibilidade de uma visualidade comunitária própria, na qual os jovens vinculam-se entre si pra construir saídas a tudo aquilo de que não gostam das suas realidades cotidianas. Nestes filmes, visualiza-se um bairro onde os jovens se unem pra gerar diversas soluções as suas realidades, enfrentando o que a televisão mostra.
Downloads
Referências
Barbosa, A.; Da Cunha, E. T. & Gitirana Hikiji, R. (2009) (orgs). A construção de si mesmo. Uma experiencia etnoaudiovisual com os povos tupi-mondê e Comunicação, tradução e alteridade, en Imagem-conhecimento. Antropologia, cinema e outros diálogos (pp.159-197). Campinas: Papirus.
Bentes, I. (2007). Sertoes e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome, Revista Alceu. Disponible en: http://revistaalceu.com.puc- rio.br/media/alceu_n15_bentes.pdf
Foucault, M., (1966). Las palabras y las cosas. Buenos Aires: Siglo XXI.
Foucault, M. (1979). Microfísica del poder. Barcelona: Octaedro.
Foucault, M. (1984). El coraje de la verdad. El gobierno de sí y de los otros. Méjico/Buenos Aire/Barcelona: Fondo de Cultura Económica.
Fiel, C. (2017). La cámara enfoca donde los pies pisan. El trabajo de Cine en Movimiento, en Molfetta (org.). Cine comunitario argentino. Mapeos, experiencias y ensayos. Buenos Aires: Editorial Teseo.
Guattari, F. (1978). Lucha de clases y revolución molecular. Méjivo: Cuernavaca.
Guattari, F. (2004). Plan para el planeta. Capitalismo mundial integrado y revoluciones moleculares. Buenos Aires: Rey Larva Editorial.
Gumucio Dagron, A. (2012). Aproximación al cine comunitario, En El cine comunitario en América Latina y el Caribe, © 2014 Friedrich-Ebert-Stiftung FES (Fundación Friedrich Ebert).
Mantero, I. (2017). Cine comunitario en Villa Hudson. Una experiencia de construcción ciudadana, en Molfetta (Org.). Cine comunitario argentino. Mapeos, experiencias y ensayos. Buenos Aires: Editorial Teseo.
Martín Barbero, J. (1983). Comunicación popular y los modelos trasnacionales, Chasqui No 8.
Mata, M. C. (2009). Comunicación Comunitaria en pos de la palabra y la visibilidad social, en Área de Comunicación Comunitaria (compiladores). Construyendo comunidades... Reflexiones actuales sobre comunicación comunitaria. Buenos Aires: La Crujía.
Molfetta, A. (2011). “El documental performativo como técnica de sí, o, El cine político como práctica de una ética de la finitud”, In Lusnich & Piedras (org.). Una historia del cine social y político en Argentina (pp.1968-2008). Buenos Aires: Nueva Librería.
Molfetta, A. (2017). Cine comunitario y revolución molecular, in Molfetta (Org.). Cine comunitario argentino. Mapeos, experiencias y ensayos. Buenos Aires: Editorial Teseo.
Odin, R. (2000). De la fiction, Ressaux. Cinema et prouction du sens: Armand Colin.
Ospina, L. & Mayol (1979). “¿Qué es la porno-miseria?”, Grupo de Cali. Disponible en: https://www.luisospina.com/archivo/grupo-de-cali/agarrando-pueblo/
Ley 26522, de Servicios y Medios de Comunicación Audiovisual, 2009. Disponible en: http://servicios.infoleg.gob.ar/infolegInternet/anexos/155000- 159999/158649/norma.htm
Sabatella, M. Informes de Gestión, 2010 y 2014. Disponibles en: http://ricardoportomedios.com.ar/wp-content/uploads/2013/11/Informe-de- gestion_primer-anio_web.pdf .
http://chequeado.com/ultimas-noticias/afsca-100000-nuevos-puestos-de-trabajo-en-la- industria-audiovisual/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.