Lucia Marcucci: Poesia Visual Contra a Violência Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.4424

Palavras-chave:

Lucia Marcucci, poesia visual, literatura italiana, meios de comunicação de massa, colagem

Resumo

O artigo oferece uma leitura original de algumas das obras mais famosas de Marcucci entre o início dos anos 60 e o final dos anos 70, escolhidas como exemplos de uma especificidade de género situada da poética da artista. Apesar do distanciamento autodeclarado das posições neofeministas, Marcucci brilha pela originalidade e polémica nos temas e práticas de criação no seu panorama contemporâneo, maioritariamente dominado por artistas masculinos. Por um lado, observamos a atuação artística e cultural de Marcucci numa Itália no meio de um boom económico, mas que ainda sofria com a natureza retrógrada do pensamento fascista ainda desviadamente dominante, em conjunto com o fanatismo da igreja católica, relativamente à emancipação da mulher. Por outro lado, também observamos a singularidade produtiva de Marcucci no contexto da contracultura sua contemporânea, que não se tinha libertado — embora o pregasse — das dinâmicas sexistas de poder. O artigo visa apresentar uma lente feminista (do olhar masculino à auto-objetificação) não como a única e absoluta forma de interpretar os poemas verbo-visuais de Marcucci, mas como útil para destacar as qualidades específicas da investigação e poética de Marcucci. Através da análise de "Il Fidanzato in Fuga" (O Noivo em Fuga; 1964), "Noxin" (1970), "AH!" (1972), "Aa Bb Cc" (1977) e "Culturae" (1978), será feita uma tentativa de oferecer um percurso de investigação viável que não isole a obra de Marcucci da dos seus contemporâneos masculinos, mas que considere a sua especificidade situada como uma posição necessária.

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Biografia Autor

Marzia D'Amico, Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Marzia D’Amico integra o Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). A sua pesquisa explora a interação entre a tradição e o experimentalismo nas suas formas, expressões, linguagens e códigos, com foco na implicação sociopolítica por trás da produção de poesia verbivocovisual por sujeitos não masculinos.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

D’Amico, M. (2022). Lucia Marcucci: Poesia Visual Contra a Violência Social. Vista, (10), e022013. https://doi.org/10.21814/vista.4424

Edição

Secção

Secção Temática. Artigos