Às Vezes, os Teus Olhos Não Veem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.5887

Palavras-chave:

histograma de gradientes orientados, visão artificial, fotografia, práticas artísticas

Resumo

Desde os seus primórdios, a visão artificial tem estado profundamente dependente de bases de dados fotográficas. Com a rápida evolução das máquinas visualmente “inteligentes”, esta ligação reforçou-se e inverteu a equação, com as imagens fotográficas contemporâneas a serem significativamente influenciadas pelas técnicas desenvolvidas nas ciências informáticas. Recorrendo a uma técnica conhecida como "histograma de gradientes orientados", Sometimes Your Eyes Do Not See (Às Vezes, os Teus Olhos Não Veem) explora o olhar maquínico que cada vez mais permeia as práticas artísticas contemporâneas e reflete sobre o impacto desse olhar na nossa perceção do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Carloalberto Treccani, Department of Humanities and Creative Writing, Faculty of Arts, Hong Kong Baptist University, Hong Kong SAR, China

Carloalberto Treccani é um artista e professor assistente de investigação no Departamento de Humanidades e Escrita Criativa da Universidade Batista de Hong Kong. O seu trabalho explora o desenvolvimento e as implicações das máquinas de visão "inteligente".

Referências

Crary, J. (1992). Techniques of the observer: On vision and modernity in the 19th century. The MIT Press.

Paglen, T. (2014). Is photography over? Fotomuseum Winterthur. https://www.fotomuseum.ch/en/series/is-photography-over/

Smelik, A. (2021). The scientific imaginary in visual culture. V&R unipress.

Treccani, C. (2018). How machines see the world: Understanding image annotation. European Journal of Media Studies, 7(1), 235–254. https://doi.org/10.25969/mediarep/3425

Yiu, S. (2023). The convergence of art and science: SheungYiu's insights into image studies. Falling Walls.

Publicado

2024-11-26

Como Citar

Treccani, C. (2024). Às Vezes, os Teus Olhos Não Veem. Vista, (14), e024014. https://doi.org/10.21814/vista.5887

Edição

Secção

Projetos Visuais