Proposta de Método e Modelo Para Investigar a Criatividade na Construção da Autoidentidade Através da Moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.6193

Palavras-chave:

criatividade distribuída, ferramenta qualitativa, método do guarda-roupa, design de moda

Resumo

Este artigo desenvolve e propõe um método, denominado “Diário do Look do Dia”, que pode ser utilizado para analisar os processos criativos de um indivíduo no contexto do design (ou de outras áreas). O foco incide sobre atividades quotidianas relacionadas com a moda, como o ato de vestir-se e o uso de roupas nas atividades diárias e nas interações com o ambiente envolvente. O artigo fundamenta-se em teorias da criatividade, apresentando as principais abordagens sobre o modo como esta tem sido compreendida e a sua relação com o design de moda, com especial destaque para a teoria da criatividade distribuída de Vlad Petre Glăveanu (2014). O diário utilizado no estudo foi desenvolvido a partir deste conceito, nas teorias do corpo modelado de Joanne Entwistle (2015) e na metodologia dos estudos do guarda-roupa (Fletcher & Klepp, 2017). Os dados empíricos foram recolhidos junto de indivíduos que participaram num estudo qualitativo concebido para esse efeito, tendo sido selecionados três estudos de caso para este artigo. A análise das respostas dos participantes evidencia os elementos sociais, emocionais e contextuais que influenciam o acesso de um indivíduo ao seu potencial criativo, permitindo a proposta de um conjunto de condições que favorecem ou limitam o uso da criatividade. O método apresentado constitui uma ferramenta de investigação qualitativa que pode ser aprimorada, debatida, desenvolvida e adaptada como inspiração interdisciplinar em áreas como a investigação do consumidor, a moda, o design ou outras práticas afins. O principal objetivo foi formular uma proposta metodológica que envolva os participantes nos seus contextos emocionais, sociais e materiais, em diferentes momentos da sua vida quotidiana.

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Biografia Autor

Sandra Rosenkranz Jäger, University of Southern Denmark, Kolding, Dinamarca

Sandra Jäger é licenciada em Cultura e Economia do Design pela Universidade da Dinamarca do Sul, com especialização em estudos críticos de moda, estudos de género e sustentabilidade. É editora-chefe da revista The Critical Pulse, onde também contribui como redatora, editora, ilustradora e gestora de projetos. A sua experiência profissional abrange ainda trabalho em design gráfico, visitas guiadas em museus, oratória, coapresentação do Fashion Freedom Fest e ensino. Atualmente, frequenta o mestrado em Estudos de Design na Universidade da Dinamarca do Sul.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

Jäger, S. R. (2025). Proposta de Método e Modelo Para Investigar a Criatividade na Construção da Autoidentidade Através da Moda. Vista - Revista De Cultura Visual, (16), e025013. https://doi.org/10.21814/vista.6193