Colocando os Óculos: Apontamentos Sobre Cosmotécnica do Vestir na Obra Nordeste Futurista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.6281

Palavras-chave:

Nordeste Futurista, tecnologia do vestir, cosmotécnica, estética

Resumo

O artigo analisa as duas primeiras faixas do álbum visual Nordeste Futurista da artista Luana Flores, explorando como a indumentária e a direção de arte são elementos fundamentais da instauração do “futurista” que a narrativa da obra projeta no território, desafiando representações estereotipadas do Nordeste brasileiro. Através da lente da cosmotécnica (Hui, 2020), o estudo examina como a obra de Flores dissolve esteticamente a suposta oposição entre as tecnologias ancestrais e contemporâneas, em diálogo com culturas quilombolas e indígenas da região. A análise concentra-se na indumentária para tal, como elemento na construção de um discurso estético que desafia imaginários coloniais de subdesenvolvimento, também se apropriando do imaginário futurista do cinema de ficção científica clássica. Nesta investigação, a tecnologia do vestir é pensada como “cosmotécnica”, teoria proposta pelo filósofo Yuk Hui (2020): que se refere à tecnologia manifesta de diferentes formas, pois sempre surge e carrega embutida em si cosmologias e contextos específicos, questionando a visão de uma tecnologia única e universal, mais ou menos “avançada”. O artigo perpassa o uso de artefatos vestíveis como, por exemplo, óculos de realidade virtual, chapéus de palha trançada e tecidos como a chita, demonstrando como estes elementos carregam significados culturais e históricos, ao mesmo tempo que são ressignificados em um contexto “futurista”. A partir da quebra da neutralidade da colonialidade do ver (Barriendos, 2019), trazemos algumas representações visuais do Nordeste brasileiro, que foram historicamente distorcidas para justificar práticas de dominação. Ao trazer a estética do álbum visual Nordeste Futurista para análise, buscamos provocar uma ruptura com o imaginário estandardizado sobre a região Nordeste do Brasil, que dialoga com o imaginário subdesenvolvido da América Latina, enfatizando a potencialidade cultural local e a importância de reconhecermos cosmotécnicas indígenas e quilombolas no nosso cotidiano e na construção de futuros possíveis.

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Biografias Autor

Lara Victoria Sorbille, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, Brasil

Lara Victoria Sorbille é mestranda no Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, bacharel em Cinema e Audiovisual também pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Realizou mobilidade acadêmica na Universidad Autónoma del Caribe, Colômbia, pelo programa Programa Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia. Tem experiência na área de artes, com ênfase em roteiro de documentário, linguagens multimídia e vídeo-performance. Atuou como arte-pesquisadora no grupo Poéticas do ENTRE: Corpo, Escuta e Criação Artística.

Ana Carolina Acom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Brasil

Ana Carolina Acom é doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Filosofia pela mesma instituição. Especialista em Ensino de História e América Latina (Ensino de História e América Latina/Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e em Moda, Criatividade e Inovação pela Faculdade de Tecnologia do SENAC-Rio Grande do Sul. Colíder do Grupo de Pesquisa: História da Arte e Cultura de Moda (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Pesquisa moda, cinema e outras artes desde a estética, filosofia e história da arte. Realizou pesquisa pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com estudo intitulado Fronteiras e Estéticas no Cinema Latino-Americano: Entre Personagens, Traduções e Culturas. É docente nas disciplinas de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, também é docente e pós-doutoranda, bolsista Capes, no Programa Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

Sorbille, L. V., & Acom, A. C. (2025). Colocando os Óculos: Apontamentos Sobre Cosmotécnica do Vestir na Obra Nordeste Futurista. Vista - Revista De Cultura Visual, (15), e025007. https://doi.org/10.21814/vista.6281

Edição

Secção

Artigos Temáticos