Entre Letras e Imagens: A Tipografia Como Elemento Estético nas Revistas de Moda
DOI:
https://doi.org/10.21814/vista.6274Palavras-chave:
moda, tipografia, revistas de moda, design editorial, imagemResumo
O artigo analisa interseções entre a moda e a tipografia, a partir da investigação e da análise do projeto gráfico de revistas especializadas do segmento de moda, publicadas ao longo da história e na atualidade. Inicialmente, o texto explora a relação entre a moda e os tipos serifados modernos, destacando a relevância e a preponderância do estilo tipográfico nos processos comunicacionais e estéticos relacionados às publicações. Em seguida, o artigo analisa o caráter imagético da tipografia nas revistas, assumindo que as palavras adquirem um valor iconográfico e visual de destaque no seu projeto gráfico, transcendendo a sua função verbal. A partir das pesquisas iconográfica, documental e histórica, são examinados aspectos como a morfologia e a composição dos caracteres tipográficos, demonstrando como esses elementos contribuem para a manutenção da identidade visual e para o posicionamento gráfico e editorial dos periódicos. Adotando uma abordagem qualitativa, que combina análises sincrônicas e diacrônicas, o artigo analisa páginas exemplares de publicações brasileiras e internacionais, cujo escopo editorial refere-se à moda conceitual e à moda e ao luxo, tais como V Magazine, Interview, Dazed & Confused, Numéro, Elle, Vogue, L’Officiel e Harper’s Bazaar, por exemplo. No contexto da moda, a tipografia não pode ser considerada um elemento neutro ou apenas funcional; ao contrário, ao romper com padrões de legibilidade e leiturabilidade, desempenha um papel ativo na construção das narrativas, da comunicação e das identidades visuais.
Downloads
Referências
Ambrose, G., & Harris, P. (2009). Fundamentos de design criativo (A. Evers, Trad.). Bookman. (Trabalho original publicado em 2003)
Angeletti, N., & Oliva, A. (2006). In Vogue: The illustrated history of the world's most famous fashion magazine. Rizzoli.
Bailey, G. (2017). Harper’s Bazaar 150 years. The greatest moments. Abrams.
Blackman, C. (2007). 100 años de ilustración de moda (R. Diéguez Diéguez, Trad.). Blume. (Trabalho original publicado em 2007)
Bodoni, G. (1788). Manuale tipografico. Edição de autor.
Bringhurst, R. (2008). Elementos do estilo tipográfico: Versão 3.0 (A. Stolarski, Trad.). Cosac Naify. (Trabalho original publicado em 2004)
Buggy, L. A. C. (2018). O MECOTipo: Método de ensino de desenho coletivo de caracteres. Estereográfica; Serifa Fina.
Calza, M. U. (2015). A identidade visual no projeto gráfico de revistas de moda [Tese de doutoramento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul].
Clair, K., & Busic-Snyder, C. (2009). Manual de tipografia: A história, a técnica e a arte (J. da Fonseca, Trad.). Bookman. (Trabalho original publicado em 1999)
Flor, M. (2021). Os segredos de ouro do lettering: Design de letreiros, do esboço à arte final. Olhares.
Gruszynski, A. C., & Calza, M. (2013). Projeto gráfico: A forma de um conceito editorial. In R. Schwaab & F. Tavares (Eds.), A revista e seu jornalismo (pp. 203–220). Editora Penso.
Heitlinger, P. (2006). Tipografia: Origens, formas e uso das letras. Dinalivro.
Joffily, R. (1991). O jornalismo e produção de moda. Nova Fronteira.
Kazanjian, D. (2011). Vogue: The covers. Abrams Books.
Leslie, J. (2003). Novo design de revistas (M. da G. Pinhão, Trad.). Gustavo Gili. (Trabalho original publicado em 2003)
Meggs, P. B., & Purvis, A. W. (2009). História do design gráfico (C. Knipel, Trad.). Cosac Naify. (Trabalho original publicado em 2007)
Mouillaud, M., & Porto, S. D. (Ed.). (2002). O jornal. Da forma ao sentido. Editora UnB.
Niemeyer, L. (2006). Tipografia: Uma apresentação. 2AB.
Peón, M. L. (2009). Sistemas de identidade visual. 2AB.
Rossi, F. M. (2017). Il nuovo caratteri & comunicazione visiva. Introduzione allo studio della tipografia. IkonaLíber.
Simmel, G. (2008). A moda (A. C. Santos, Trad.). Revista Iara, 1(1), 163–188.
Tubaro, I. (2012). Delle lettere. Manuale di calligrafia e tipografia: Dalla teoria alla progettazione. Hoepli.
Unger, G. (2016). Enquanto você lê (M. Galvão, Trad.). Estereográfica. (Trabalho original publicado em 2006)
Warde, B. (2010). A taça de cristal ou a impressão deve ser invisível (F. Santos, Trad.). In M. Bierut, J. Helfand, S. Heller, & R. Poynor (Eds.), Textos clássicos de design gráfico (pp. 58–61). WMF Martins Fontes.
Wheeler, A. (2008). Design de identidade da marca: Um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes (J. da Fonseca, Trad.). Bookman. (Trabalho original publicado em 2006)
Zappaterra, Y. (2009). Diseño editorial. Periódicos y revistas. Gustavo Gili.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Márlon Uliana Calza

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.