Visualização da Marca: Metamorfose da Publicidade, Estratégias Visuais e o Seu Significado Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.4891

Palavras-chave:

publicidade, cultura visual, semiótica, estética, imagens

Resumo

O tema do presente trabalho de investigação é a relação complexa entre a publicidade e a cultura visual. Este estudo demonstra a influência significativa da cultura visual na publicidade e vice-versa, investigando a história, os fundamentos teóricos e as práticas modernas da publicidade. Também oferece interpretações importantes sobre a natureza variada da publicidade e do seu papel na influência da cultura visual atual, através de uma análise exaustiva de estudos de caso e da literatura académica. Abrangendo desde as raízes históricas até aos paradigmas contemporâneos, este artigo percorre a trajetória evolutiva da publicidade, elucidando a sua associação simbiótica com a cultura visual. A exploração engloba uma série de ferramentas visuais utilizadas pelos agentes publicitários — desde imagens, símbolos, estética e semiótica —, destacando a sua utilização estratégica para envolver as audiências e manipular as perceções culturais. A análise das questões morais da utilização da persuasão da comunicação visual na publicidade está no centro deste estudo. Esta investigação examina as ramificações éticas e os efeitos sociais da persuasão visual, fornecendo uma avaliação crítica da sua influência na formação da consciência coletiva. Utilizando uma vasta gama de trabalhos académicos e estudos de caso, este estudo lança luz sobre a paisagem em constante mudança da publicidade. Examina cuidadosamente os casos em que as campanhas publicitárias deixaram uma impressão duradoura na cultura visual, iluminando o impacto significativo que estes meios de comunicação têm na sociedade moderna. Essencialmente, esta obra desvenda a complexa relação entre a publicidade e a cultura visual, atuando como um depósito de informação e proporciona um conhecimento mais profundo da forma como a publicidade molda e é moldada pelo mundo visual dos nossos tempos, lançando as bases para a compreensão da sua complexa dinâmica.

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Biografias Autor

Sushantika Chatterjee, School of Media and Communication Studies, Galgotias University, Gautam Buddh Nagar, Índia

Sushantika Chatterjee é estudante de pós-graduação. Frequenta atualmente o mestrado em Jornalismo e Comunicação Social na Universidade Galgotias. Está no último ano do curso de pós-graduação. Sushantika tem uma experiência vasta em termos de habilitações académicas. Concluiu o bacharelato em Biotecnologia e estudou Ciências Puras no seu currículo 10+2. Tem experiência anterior em investigação e publicou um artigo numa revista Springer. A sua área de investigação é microbiologia e a tecnologia de fermentação. Trabalhou também como estagiária de investigação no Instituto Indiano de Estatística durante um breve período. Foi galardoada duas vezes com o prémio de melhor desempenho global do ano nos seus anos de licenciatura. Foi também coordenadora principal e diretora do clube cultural da sua faculdade.

Tasha Singh Parihar, School of Media and Communication Studies, Galgotias University, Gautam Buddh Nagar, Índia

Tasha Singh Parihar is é doutorada em Redes Sociais. Atualmente, é professora na Universidade Galgotias, na Índia. Trabalhou como professora assistente na Universidade de Amity, em Noida, e como associada de projeto na Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura. É especialista em tecnologias da informação e da comunicação, estudos de jogos e redes sociais. A sua última contribuição consiste no desenvolvimento de três escalas: escala de ethos social, escala de ethos cultural e escala de ethos educativo. É membro honorário do conselho editorial do IJBST Journal Group e de muitas revistas de investigação em estudos de comunicação. Em 2021, foi distinguida como Melhor Educadora de Investigação dos Média do Ano pela Federação dos Média da Índia e como Académica Exemplar do Ano pela Eureka Publications. É autora convidada do London Journal of Press e Ethics International Press.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Chatterjee, S., & Parihar, T. S. (2023). Visualização da Marca: Metamorfose da Publicidade, Estratégias Visuais e o Seu Significado Cultural. Vista, (12), e023014. https://doi.org/10.21814/vista.4891

Edição

Secção

Artigos Temáticos