Chamada de Trabalhos | O Referente Emancipado (N.º 9) | Encerrada

2021-12-16

Editores temáticos: José Capela (Escola de Arquitetura, Arte e Design/Lab2PT, Universidade do Minho, Portugal) & Ana Cristina Pereira (CES, Universidade de Coimbra/CECS, Universidade do Minho, Portugal)

Os mecanismos da comunicação foram um tema central da designada “arte conceptual”. Dentro do tema alargado da comunicação — e apesar da porosidade das categorias artísticas que caracteriza este tipo de arte — o tema específico da representação visual assumiu uma particular importância para os artistas. Milénios de práticas de figuração pictórica da realidade, bem como algumas décadas de fotografia, foram assim colocados sob um escrutínio que, apesar de ser cumprido no âmbito da obra de arte e apesar de não prescindir da sua condição artística, se aproxima muitas vezes da missão da teoria da arte, ou da semiótica. A arte foi, nessa circunstância, colocada ao serviço da consideração dos fenómenos — designadamente os de comunicação — que lhe são subjacentes, motivo pelo qual se pode dizer que se trata de uma arte autorreflexiva: arte sobre arte.

 

O que propomos neste novo número da Vista é dedicar-nos a essa entidade a que a linguística chamou “referente” e à possibilidade do seu ressurgimento para lá da sua mera representação — um território que se estende, desde a impossibilidade da fidelidade absoluta ao modelo (é na falta de fidelidade que pode residir a arte?) até às caracterizações que visam a manipulação, a distorção e o abuso.

 

Muita importância tem sido dada ao recetor das obras das mais diversas artes enquanto produtor de sentidos para essas obras. Dá-se importância a esse fenómeno que se encontra a jusante da obra e que, no limite, determina aquilo que ela é aos nossos olhos. O que aqui se pretende é dar importância ao que se encontra a montante: à entidade que precede a representação e cuja presença essa representação pretende substituir, neste caso no âmbito específico das artes visuais e das imagens. Julga-se que esta perspetiva poderá incluir temas como:

 

-             a representação de mecanismos de configuração visual no âmbito das práticas artísticas;

-             a condição do referente (ausente ou presente) no âmbito da representação visual;

-             os direitos do referente e a ética iconográfica: entre autorrepresentação e apropriação;

-             a possibilidade de inserção do readymade numa obra/imagem;

-             animismo na representação visual;

-             memória, trauma e a possibilidade de emancipação do referente.

 

DATAS IMPORTANTES

Data-limite de submissão (texto completo): 30 de abril 2022
Publicação do número: edição contínua (janeiro a junho de 2022)

LÍNGUA

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