De JODI a AIDOJ: "Disrupção" da Arte da Internet por Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.5840

Palavras-chave:

inteligência artificial, processos de criação, web arte, net art, internet art

Resumo

Este artigo tece reflexões em torno de idiossincrasias das ferramentas recentes de inteligência artificial (IA) disponíveis na internet com o objetivo de criar uma obra de arte para a internet chamada AIDOJ (2023). Consideram-se os vieses decorrentes dos elementos intrínsecos destas ferramentas — os princípios estatísticos e a leitura de dados preexistentes — bem como o caráter massivo envolvido. Assim, estas ferramentas tenderiam a ser esteticamente conservadoras (Martín Prada, 2024) e a promoverem versões “medianas” de linguagem (Weatherby, 2023), reforçando o que é convencional e hegemônico. Daí, acreditando que o campo da arte é um espaço potente para refletir de forma crítica sobre implicações da tecnologia, em primeiro lugar, nos deparamos com o termo “disruptivo” — cujo sentido atual denota uma rebeldia contida e “vendável” —, desavisadamente definindo um dos percursos mais transgressores da história da arte da internet, o duo europeu JODI — composto por Joan Heemskerk e Dirk Paesmans; em seguida, instigamos um dos mais populares sistemas de IA para que gere outputs criativos tão caóticos e subversivos quanto JODI. Neste processo, a reunião de uma centena de outputs gerados — neste caso, páginas criadas em HTML — compõe um trabalho de arte para a internet. Então, a obra é realizada e enquanto resultado reflexivo, AIDOJ traz questões acerca da criação artística com sistemas de IA, revelando criticamente a pusilanimidade estética destes sistemas.

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Biografia Autor

Fábio Oliveira Nunes, Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil

Fábio Oliveira Nunes (ou Fabio FON) é artista-pesquisador voltado a linguagens contemporâneas, atuando sobre arte experimental, poéticas da visualidade e arte-tecnologia. É doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Artes no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. É também mestre em Multimeios (Multimídia) na Universidade Estadual de Campinas. É autor dos livros CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia (Editora Perspectiva, 2010) e Mentira de Artista: Arte (e Tecnologia) que Nos Engana Para Repensarmos o Mundo (Cosmogonias Elétricas, 2016) e, ainda, editor do site Web Arte no Brasil (https://www.fabiofon.com/webartenobrasil). Enquanto participante, FON fez parte de congressos, encontros, festivais e exposições no Brasil, em Portugal e outros países. Atualmente é pesquisador vinculado ao Grupo cAt: ciência/ARTE/tecnologia da Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

Nunes, F. O. (2024). De JODI a AIDOJ: "Disrupção" da Arte da Internet por Inteligência Artificial. Vista, (14), e024012. https://doi.org/10.21814/vista.5840