De Gianni a Donatella: O Imaginário Perpetuado na Versace

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.6182

Palavras-chave:

moda, imaginário social, Versace, marca

Resumo

O presente estudo tem como metodologia a teoria do imaginário, apresentada por Gilbert Durand e Michel Maffesoli, aplicada no estudo da marca Versace. O objetivo central é compreender como o imaginário da grife foi perpetuado após a morte de seu fundador, Gianni Versace, assassinado em 1997, e sua substituição por Donatella Versace, então responsável pelas relações públicas da marca. A metodologia adota a análise hermenêutica simbólica, buscando identificar a projeção do imaginário da marca nas coleções dos estilistas. A articulação entre a imaginação simbólica e a hermenêutica possibilita responder aos questionamentos acerca do processo de criação e da continuidade da marca ao longo das décadas. Para tal, foram selecionadas oito imagens representativas das coleções de Gianni e Donatella, com o propósito de identificar os símbolos e processos criativos que conectam o passado e o presente da marca. A análise visa explorar a influência de Gianni no trabalho de Donatella, bem como o imaginário perpetuado na sociedade pós-moderna. Os resultados obtidos contribuem para o desenvolvimento de construções argumentativas, que ampliam o debate sobre a imaginação simbólica de maneira pluridisciplinar, fornecendo subsídios para futuras pesquisas, seja no campo do imaginário simbólico ou na história e continuidade da marca Versace.

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Biografias Autor

Suellen Cristina Vieira, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Brasil

Suellen Cristina Vieira é doutoranda e mestre do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, pós-graduada em Gestão de Negócios e graduada em Design de Moda pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil. É docente do curso de graduação de Design de Moda — Universidade do Sul de Santa Catarina. É pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Imaginário e Cotidiano — Universidade do Sul de Santa Catarina. É investigadora visitante no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedades, Universidade do Minho, Portugal. É bolsista do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Beatriz Aguiar, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Brasil

Beatriz Aguiar graduou-se em Design de Moda, na Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Brasil.

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

Vieira, S. C., & Aguiar, B. (2025). De Gianni a Donatella: O Imaginário Perpetuado na Versace. Vista - Revista De Cultura Visual, (15), e025003. https://doi.org/10.21814/vista.6182

Edição

Secção

Artigos Temáticos