Moda Sustentável, Publicidade Insustentável: Estudo de Caso em Pequenas e Médias Empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.6253

Palavras-chave:

moda, sustentabilidade, publicidade, responsabilidade social

Resumo

Este artigo discute como marcas, caracterizadas como pequenas e médias empresas, de moda sustentável podem alinhar suas iniciativas e estratégias publicitárias aos princípios de sustentabilidade e do mercado. Tendo como base de pesquisa a dissertação de mestrado intitulada Alternativas Entre Luxo e Desperdício: Publicidade no Contexto da Moda Sustentável (Silva, 2024), o texto aborda a evolução da moda, contextualizando a transição de uma indústria focada na produção em massa para um setor que, cada vez mais, incorpora preocupações sociais e ambientais. Discute-se centralmente os desafios enfrentados por pequenas e médias marcas em comunicar valores sustentáveis em um mercado ainda caracterizado por práticas tradicionais e por um consumismo excessivo. São analisadas as estratégias de marketing e publicidade adotadas por quatro marcas, duas brasileiras e duas portuguesas, e seu impacto na percepção pública e no engajamento com o consumo responsável.

O foco recai no desenvolvimento de uma linguagem publicitária e outros recursos voltados para apresentar os diferenciais da sustentabilidade, no uso do marketing verde e na busca pelo equilíbrio entre lucratividade e ética. O artigo apresenta reflexões e recomendações para a publicidade no contexto da moda sustentável, incentivando as pequenas e médias marcas a refinarem suas estratégias e os consumidores a adotarem práticas mais conscientes, destacando a publicidade como ferramenta essencial para impulsionar mudanças no mercado e contribuir para um futuro mais sustentável para a indústria da moda.

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Biografias Autor

Cícero Feitosa da Silva, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal

Cícero Feitosa da Silva é mestre em Ciências da Comunicação — Relações Públicas, Publicidade e Marketing (Universidade Fernando Pessoa — Portugal). É mestre em Pesquisa de Mercado e Consumer Insight (Escola Superior de Propaganda e Marketing — São Paulo/Brasil). É graduado em Sociologia (Universidade Metropolitana de Santos — São Paulo/Brasil) e em Comunicação Institucional – Brasília/Brasil. É consultor sênior em planejamento estratégico; pesquisa e comunicação social.

Francisco Mesquita, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Francisco Mesquita é pós-doutor pela Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil); doutor e mestre pela Universidade do Minho (Guimarães, Portugal); licenciado pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). É docente na Universidade Fernando Pessoa nas áreas da publicidade, design, criatividade e inovação. É coordenador da pós-graduação em Marketing, Publicidade e Design para Pequenas e Médias Empresas. Desenvolve trabalho artístico, utilizando pigmentos “inteligentes” (mudança de cor mediante certos impulsos ambientais).

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Silva, C. F. da, & Mesquita, F. (2025). Moda Sustentável, Publicidade Insustentável: Estudo de Caso em Pequenas e Médias Empresas. Vista - Revista De Cultura Visual, (15), e025006. https://doi.org/10.21814/vista.6253

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