Comunidade Clubber e o Papel da Moda no Pertencimento: Uma Análise Comparativa das Cenas Paulistanas e Cariocas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.6271

Palavras-chave:

moda, clubber, neotribalismo, comunicação, cultura urbana

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o cenário clubber e sua relação com a moda nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de uma abordagem comparativa. A pesquisa busca compreender os principais eventos voltados à cena clubber no eixo Rio-São Paulo e investigar como seus frequentadores se relacionam com a moda e com a própria cultura clubber, tendo como base teórica o conceito de “neotribalismo”. As referências centrais utilizadas são os estudos de Maffesoli (1988/2000), Bourdieu (1991/2001), Thornton (1995) e Barthes (1967/1979), que contribuem para entender os processos simbólicos, sociais e estéticos envolvidos.

Para alcançar os objetivos propostos, foram adotados três métodos de pesquisa: observação participante, entrevistas em profundidade e aplicação de survey. A análise dos dados obtidos revela que a moda exerce um papel fundamental na construção da identidade clubber, funcionando como linguagem estética e social. A cena clubber se apresenta como um espaço de experimentação, transgressão e constante reinvenção. Além disso, destaca-se a forma como seus signos e símbolos são apropriados e resignificados pelo mercado, evidenciando uma dinâmica de fagocitação capitalista. Assim, o estudo aponta para a complexidade das relações entre estilo, pertencimento e consumo no contexto contemporâneo das culturas urbanas.

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Biografias Autor

Guilherme Pecly, Departamento de Publicidade, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro, Brasil

Guilherme Pecly é graduado em Comunicação e Publicidade pela Escola Superior de Propaganda e Marketing-Rio. Participa do Programa e Iniciação Científica — Escola Superior de Propaganda e Marketing 2022/2023, onde obteve reconhecimento por redigir um dos três melhores trabalhos do ciclo.

Lilyan Berlim, Departamento de Design, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rio de Janeiro, Brasil

Lilyan Guimarães Berlim é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Fluminense, com foco nas transformações do mercado de moda em relação à sustentabilidade. É consultora de sustentabilidade e novos negócios em moda no Sebrae. É membro do comitê científico do Global Fashion Conference. Docente convidada do mestrado da Escola de Negócios da Universidade de Nottingham Trent (Reino Unido). É docente de cursos de graduação e extensão da Escola Superior de Propaganda e Marketing, Universidade Federal de Juiz de Fora, Istituto Europeo di Design, entre outras. É especialista em mercado de luxo, gestora de cursos relativos ao segmento. Atuou como designer têxtil em marcas do Rio de Janeiro desde 1986.

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Publicado

2025-06-20

Como Citar

Pecly, G., & Berlim, L. (2025). Comunidade Clubber e o Papel da Moda no Pertencimento: Uma Análise Comparativa das Cenas Paulistanas e Cariocas. Vista - Revista De Cultura Visual, (15), e025009. https://doi.org/10.21814/vista.6271

Edição

Secção

Artigos Temáticos