As Reconfigurações na Televisão Brasileira e as Novas Dinâmicas Comunicacionais: Um Estudo Sobre a Plataforma de Streaming Globoplay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.4438

Palavras-chave:

hipertelevisão, Globoplay, streaming, televisão

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir aspetos relacionados ao contexto do declínio da televisão numa aproximação dos estudos televisivos latino-americanos com outras teorias a respeito da televisão. Neste estudo, focamos nossa discussão na Globoplay, plataforma de streaming do Grupo Globo — o maior conglomerado mediático brasileiro. A nossa análise investiga o projeto de resgate de telenovelas antigas do Grupo Globo como estratégia mediática e mercadológica da plataforma de streaming. A partir de uma discussão teórica, o estudo acredita que a televisão brasileira tem encontrado formas de garantir a sua existência por meio da plataformização. A partir da premissa de que o grande trunfo da televisão seja a sua função socializadora, este estudo questiona se a televisão está a perder esse aspeto em detrimento das novas culturas mediáticas. De facto, observamos que a TV social e a cultura participativa empregam elementos que agregam e reconfiguram essa atual fase da televisão, descrita como uma hipertelevisão por alguns autores, como Scolari (2009). Com isso em mente, estamos a assistir não ao declínio da televisão, mas à sua nova essência. Além de mobilizar o consumo, a volta das novelas antigas promove nas redes sociais a socialização da nostalgia coletiva gerada por essas produções. O presente artigo evidencia como a plataforma explora essa relação recíproca entre nostalgia e cultura da convergência para se consolidar no cenário do streaming brasileiro. Diante desses apontamentos, acreditamos que a memória afetiva desempenha um impacto considerável nas estratégias empregadas pela plataforma, de modo a funcionar como um mecanismo rentável e eficaz para a sobrevivência da televisão brasileira.

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Biografias Autor

Valdemir Santos Neto, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Brasil

Valdemir Soares dos Santos Neto é estudante de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina e possui mestrado pelo mesmo programa. É bolseiro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma entidade governamental brasileira de apoio à pesquisa. Também possui especialização em comunicação, marcas e consumo pela Universidade Anhembi Morumbi. É membro do Grupo de Pesquisa Memória, Afetos e Redes Convergentes. Suas pesquisas abordam os seguintes temas: televisão, memória, nostalgia e cultura da convergência.

Mário Abel Bressan Júnior, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Brasil

Mário Abel Bressan Júnior é doutor em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em ciências da linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mário trabalha como pesquisador e professor nos cursos de comunicação da Universidade do Sul de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisa Memória, Afeto e Redes Convergentes.

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Publicado

2023-04-21

Como Citar

Santos Neto, V., & Bressan Júnior, M. A. (2023). As Reconfigurações na Televisão Brasileira e as Novas Dinâmicas Comunicacionais: Um Estudo Sobre a Plataforma de Streaming Globoplay. Vista, (11), e023004. https://doi.org/10.21814/vista.4438

Edição

Secção

Artigos Temáticos