“Hoje, fotografia no museu" reflexões em torno de uma interseção
DOI:
https://doi.org/10.21814/vista.2992Palavras-chave:
fotografia, museu, coleção, exposiçãoResumo
Em 1961, o Foto Clube de Minas Gerais (FCMG), em parceria com o Museu de Arte de Belo Horizonte2, organizou a “V Exposição Internacional de Arte Fotográfica”. A inédita parceria da exposição é o ponto de partida para a análise dessa geração de fotógrafos mineiros, além do contexto de produção e recepção de suas imagens. O caso belo-horizontino servirá também de referência para reflexão em torno do processo de entrada da fotografia em espaços expositivos e coleções de centros e museus de arte no Brasil e no exterior. O artigo se encerra com uma discussão em torno da produção de Eugênio Vidigal Amaro, fotógrafo amador português radicado em Minas Gerais.
Downloads
Referências
Andrade, R. (2008). Os salões municipais de belas artes e emergência da arte contemporânea em Belo Horizonte: 1960-1969. Tese de Doutoramento, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, São Paulo, Brasil. Retirado de http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/280775/1/Andrade_RodrigoViva s_D.pdf
Bourdieu, P. (1965). Un art moyen – essai sur les usages de la photographie. Paris: Les Éditions de Minuit.
Chartier, R. (1990) A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil.
Costa, H. & e Rodrigues, R. (1995). A Fotografia Moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
Dobranszky, D. (2008). A legitimação da fotografia no museu: o Museum of Modern Art
de Nova York e os anos Newhall no Departamento de fotografia. Tese de Doutoramento,
Instituto de Artes, Unicamp, São Paulo, Brasil.
Fabris, A. (2011). O desafio do olhar – Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: Martins Fontes.
Mello, M. (1998). Arte e Fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte.
Poivert, M. (1993). Les relations internationales du pictorialisme au tournat du siècle. In M. Poivert (ed.), Le salon de photographie – Les écoles pictorialistes en Europe et aux États Unis vers 1900. Paris: Musée Rodin.
Poivert, M. (1992). Le pictorialisme en France. Paris: Hoëbeke.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores são titulares dos direitos de autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.