Do photobooth à selfie: A cabine fotográfica e as gerações tecnológicas

Autores

  • Constança Babo Universidade Lusófona do Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3014

Palavras-chave:

photobooth, fotografia, selfie, autorretrato, autorrepresentação

Resumo

A cabine fotográfica é uma máquina que perpassa gerações, suscitando um contínuo interesse por parte do público. Consistindo a fotografia na captura de um determinado momento, observa- se como, nesse dispositivo, a prova fotográfica é, simultaneamente, o acontecimento e o seu registo, o objeto e a sua fotografia e o utilizador da máquina é o fotógrafo e o fotografado, ambivalências que conferem um particular interesse a esta técnica, o que se reflete na sua recorrente utilização por parte dos artistas. O photobooth é, pois, um importante instrumento de produção de autorretrato, de autorrepresentação e de introspeção subjetiva, permitindo explorar o conceito de identidade através de uma linguagem muito própria: o automatismo, a imagem refletida na tela e a sequencialidade. Por oposição, a tão popularizada selfie, capturada através dos dispositivos móveis digitais, banaliza a autorrepresentação e esvazia a sua singularidade. É a esse recente método que, hoje, recorrem as jovens gerações, cada vez mais absorvidas pelo universo digital, contexto no qual se constroem identidades múltiplas ou fabricadas. Assiste-se um desdobramento do eu que explora, de modo contínuo e disperso, o alter-ego, tendendo até a anular a representação individual. A dinâmica do virtual e da partilha em rede, nomeadamente nas redes sociais digitais, é pública, ao invés de ser privada, íntima, simbólica de reflexão e de introspeção, características, precisamente, das cabines. Este artigo propõe-se a questionar e a refletir sobre o lugar do autorretrato do photobooth perante as novas gerações, humanas e tecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barthes, R. (1979/2012). A Câmara Clara, nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70.

Bauman, Z. (2006). Amor Líquido. Lisboa: Relógio d’Água.

Bauman, Z. (2011). 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar.

Bazin, A. (1960). The Ontology of the Photographic Image, Film Quarterly. Vol. 13, No. 4, 4-9.

Benjamin, W. (1931/2012). Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’Água.

Bloch, M. (2012). Behind the Curtain. A History of the Photobooth. [Texto em site]. Consultado em: http://www.panmodern.com/photobooth.htm.

Danto, A. (1995). After the End of the Art: contemporary art and the pale of history. Princeton: Princeton University Press.

Fontcuberta, J. (2010). A Câmara de Pandora. A fotografia depois da fotografia. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli.

Hine, L. W. (2013). A Fotografia Social, in A. Trachtenberg (ed.). Ensaios sobre Fotografia (pp.123-127). Lisboa: Orfeu Negro.

Jeffries, S. (2013, 13 de dezembro). The death of photography: are camera phones destroying an artform?. The Guardian. Consultado em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2013/dec/13/death-of-photography-camera- phones

Neves, E. (2016). O auto-retrato, fotografia e subjectivação. Lisboa: Palimpsesto Editora.

Pinto de Almeida, B. (2014). Imagem da Fotografia. Lisboa: Relógio D'Água. Selfie (2019) Cambridge Dictionary. [online] Consultado em:

https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/selfie

Sontag, S. (2012). Ensaios sobre a fotografia. Lisboa: Quetzal Editores.

Stern, R. & Bacchetta, C. D. (2012). Dossier Pédagogique Derrière le Rideau – L’esthétique Photomaton. Lausanne: Musée de L’Elysée. Consultado em: https://bdper.plandetudes.ch/uploads/ressources/3165/DOSSIER_PEDAGOGIQUE_P HOTOMATON_.pdf

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Babo, C. (2019). Do photobooth à selfie: A cabine fotográfica e as gerações tecnológicas. Vista, (4), 39–55. https://doi.org/10.21814/vista.3014