Discursos cruzados - memória e arquivo, individual e coletivo

Autores

  • Nuno Pinheiro Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/vista.3011

Palavras-chave:

arquivo, memória, imagem, história

Resumo

A memória coletiva é um terreno disputado e com influência na nossa memória individual, sustenta-se numa série de locais da memória que incluem, mas não se limitam ao arquivo. Esse arquivo é também a base da história oficial. Essa memória recompõe-se com as necessidades sociais. A História, enquanto disciplina, deveria estabilizar a memória, mas é também mutável. A memória individual é servida por outros materiais e locais da memória, entre os quais o álbum de família. Esta memória individual é igualmente passível de desmemorização e rememorização de acordo com as necessidades emocionais e materiais. Para ela o álbum de fotografias contribui com registo de pessoas e ocasiões ausentes do arquivo oficial.
Uma nova história mais abrangente em temas e fontes necessita da incorporação da memória pessoal e familiar na memória coletiva e do arquivo e álbum de família em museus e arquivos locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barthes, R. (1981). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70.

Bourdieu, P. (1965). Un Art Moyen. Paris: Minuit.

Briggs, A. (1989). A Victorian Portrait, Victorian Life and Values as Seen throught the Work of Studio Photograpers. Nova Iorque: Harper & Row.

Cardoso, D. M. C. (2014). Imagem e propaganda em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Dissertação de mestrado. Lisboa: ISCTE-IUL.

Cooksey, J. (2017). The Vest Pocket Kodak and the First World War. Lewes: Amonite Press.

Corbin, A. (1990). Os Bastidores. In P. Aríes & G. Duby (Dir.), História da Vida Privada (pp. 413-611). Lisboa: Afrontamento.

Fabri, P. (1997). Image et Politique. Actes Sud, sl..

Felman, S. (1999). Silence de Walter Benjamin. Les Temps Modernes, 606, 1-46.

Ferguson, N. (1997). Virtual History. Londres: Papermac.

Freund, G. (1974). Photographie et société. Paris: Seuil.

Gervereau, L. (1998). Un Image ne Parle Pas. In F. Docquiert & F. Piron (Dir.), Image et Politique (pp. 47-58). Paris: Actes Sud.

Gherardi, S. (1995). Gender Symbolism and Orgazational Cultures. Londres: Sage.

Halbawachs, M. (s.d.). On Collective Memory. Chicago: University of Chicago Press.

Hirsh, M. (1997). Family Frames, Photography, Narrative and Post-Memory. Cambridge: Havard University Press.

King, D. (2014). The Commissar Vanishes: The Falsification of Photographs and Art in Stalin’s Russia New Edition. Londres: Tate.

Le Marec, G. (1985). Les Photos Truquées. Paris: Ed. Atlas.

Lequin, I. (1983). Histoire des Français, XIXéme, XXéme Siècles, La Société. Paris: Armand Colin.

Linkman, A. (1993). The Victorians - Photographic Portraits. Londres /Nova Iorque: Tauris Parque Books.

Losurdo, D. (2008). Stalin. Storia e critica di una leggenda nera. Roma: Carocci.

Martens, L. (1994). Un autre regard sur Staline. Anvers: EPO.

Martin-Fugier, A. (1990). Os Ritos da Vida Privada Burguesa. In G. Duby & M. Perrot, História da Vida Privada, 4o Vol (pp 193-285). Lisboa: Afrontamento.

Nora, P. (1978). Memória Coletiva. In Le Goff, et al. (dir.), A Nova História (pp. 451-454). Coimbra: Almedina.

Nora, P. (ed.) (1986). Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard.

Osherson, D. et. al. (Eds.) (1990). Visual Cognition and Action, Vol 2.. Cambridge, Londres: MIT Press.

Pereira, M. H. (2010). O Gosto pela História, Percursos de História Contemporânea. Lisboa: ICS.

Pinheiro, N. (1997). As Classes Populares na Fotografia em Portugal no Início do Século XX. Lisboa: ISCTE.

Sá, C. P. (1998). Núcleo Central das Representações Sociais. Petrópolis: Vozes.

Sontag, S. (1986). Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Dom Quixote.

Tagg, J. (1988). The Burden of Representation, Essays on Photographies and Histories. Houndmills e Londres: Macmillan.

Tenfelde, K. (Dir.) (1994). Fotografie und Geschichte in Industriezeitalter. Munique: Verlag C.H. Beck.

Thompson, E. P. (1963). The Making of the English Working Class. London: Victor Gollancz Ltd.

Vidal-Naquet, P. (1991). A Democracia Grega, Ensaios de Historiografia Antiga e Moderna. Lisboa: Dom Quixote.

Vidal-Naquet, P. (1995). Les assassins de la mémoire. Paris: Le Seuil.

Downloads

Publicado

2018-06-26

Como Citar

Pinheiro, N. (2018). Discursos cruzados - memória e arquivo, individual e coletivo. Vista, (2), 127–147. https://doi.org/10.21814/vista.3011

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.